O USO DE VÍDEOS COMO RECURSO DIDÁTICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125387 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1240 "inscrito_id" => 2051 "titulo" => "O USO DE VÍDEOS COMO RECURSO DIDÁTICO" "resumo" => "O presente artigo examina os impactos do uso de vídeos na educação contemporânea, destacando a evolução desta ferramenta para a contribuição de uma aprendizagem mais eficaz e diversificada. Inicialmente, o uso de vídeos em sala de aula encontrou certa resistência, mas essa questão foi superada, considerando as limitações dos métodos tradicionais, como o uso de quadro e giz. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de diversificar os métodos de ensino, tornando a educação mais acessível e significativa para os estudantes. Neste texto utiliza-se alguns critérios para a análise de vídeos que foram baseados nas diretrizes de Gomes (2008) e propostos para assegurar a qualidade pedagógica e a atratividade de tais recursos. A metodologia empregada aborda aspectos qualitativos, incluindo revisão bibliográfica, desenvolvimento de critérios de análise, coleta de dados e a análise destes últimos. Os resultados demonstram que vídeos bem selecionados, quando utilizados, podem melhorar significativamente a eficácia do ensino, sendo essenciais para o engajamento dos alunos e promovendo uma aprendizagem dinâmica. Desta forma, podemos concluir que o uso de vídeos como recurso didático demonstra ser imprescindível para uma educação contemporânea mais efetiva, incentivando uma integração cuidadosa no processo educacional e promovendo um ambiente de ensino bem mais participativo, adaptável às diversas modalidades de aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2051_TB1240_10112025235048.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS RODRIGUES ROMANO" "autor_nome_curto" => "LUCAS ROMANO" "autor_email" => "lucasrodrigues2063@aluno.ueg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125387 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1240 "inscrito_id" => 2051 "titulo" => "O USO DE VÍDEOS COMO RECURSO DIDÁTICO" "resumo" => "O presente artigo examina os impactos do uso de vídeos na educação contemporânea, destacando a evolução desta ferramenta para a contribuição de uma aprendizagem mais eficaz e diversificada. Inicialmente, o uso de vídeos em sala de aula encontrou certa resistência, mas essa questão foi superada, considerando as limitações dos métodos tradicionais, como o uso de quadro e giz. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de diversificar os métodos de ensino, tornando a educação mais acessível e significativa para os estudantes. Neste texto utiliza-se alguns critérios para a análise de vídeos que foram baseados nas diretrizes de Gomes (2008) e propostos para assegurar a qualidade pedagógica e a atratividade de tais recursos. A metodologia empregada aborda aspectos qualitativos, incluindo revisão bibliográfica, desenvolvimento de critérios de análise, coleta de dados e a análise destes últimos. Os resultados demonstram que vídeos bem selecionados, quando utilizados, podem melhorar significativamente a eficácia do ensino, sendo essenciais para o engajamento dos alunos e promovendo uma aprendizagem dinâmica. Desta forma, podemos concluir que o uso de vídeos como recurso didático demonstra ser imprescindível para uma educação contemporânea mais efetiva, incentivando uma integração cuidadosa no processo educacional e promovendo um ambiente de ensino bem mais participativo, adaptável às diversas modalidades de aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2051_TB1240_10112025235048.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS RODRIGUES ROMANO" "autor_nome_curto" => "LUCAS ROMANO" "autor_email" => "lucasrodrigues2063@aluno.ueg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }