EDUCAÇÃO 60+: ENVELHECIMENTO E PERSPECTIVAS DE INFOINCLUSÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125404 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1276 "inscrito_id" => 1177 "titulo" => "EDUCAÇÃO 60+: ENVELHECIMENTO E PERSPECTIVAS DE INFOINCLUSÃO" "resumo" => "O avanço de novas tecnologias otimizou a vida de todo mundo, inclusive de pessoas da terceira idade. A facilidade em se comunicar, acessar conteúdos e até realizar uma transação bancária tem feito parte da rotina desse público também. Contudo, esse contexto traz também a vulnerabilidade os tornando alvos principais de golpes pela Internet que surgem de diversas formas. Neste sentido, este artigo se refere a um relato de experiência de projeto desenvolvido em parceria com os alunos da EEMTI de Campos Sales a fim de possibilitar aos idosos da nossa comunidade o conhecimento prático sobre como agir diante das ameaças constantes nas redes sociais e tentativas de ataques golpistas. Assim, desenvolvemos um trabalho interventivo de abordagem qualitativa com cerca de 60 idosos pertencentes às comunidades onde vivem os alunos da referida instituição, sobre o uso dos aplicativos da internet em aparelhos celulares. A partir de dados obtidos foram planejadas e mediadas oficinas sobre uso produtivo de mídias sociais que foram desenvolvidas com um grupo de idosos no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) tais como: rodas de conversa, tutorias de uso de aplicativos, produção e postagem de vídeos etc. Optou-se por desenvolver em segundo momento, ações voltadas para conhecimento dos aspectos negativos das redes sociais, sobretudo no que se refere aos ataques e golpes voltados para o público da terceira idade. Assim, outras oficinas foram aplicadas em parceria com profissionais da área como: palestras, minicursos e jogos interativos. Assim, as ações realizadas possibilitaram uma série de benefícios aos idosos, como por exemplo, a contribuição para a inclusão social, mantendo-os atualizados e conectados com a realidade. A delimitação do aporte teórico deu-se a partir das contribuições bibliográficas de autores como Franco (2015), Passerino (2006) e Santos (2017) que abordam sobre a inserção do idoso no mundo digital." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1177_TB1276_30102025212557.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUBERILÂNDIA MARIA DE ALENCAR LIMA" "autor_nome_curto" => "AUBERILÂNDIA" "autor_email" => "alberilandiamaria@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125404 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1276 "inscrito_id" => 1177 "titulo" => "EDUCAÇÃO 60+: ENVELHECIMENTO E PERSPECTIVAS DE INFOINCLUSÃO" "resumo" => "O avanço de novas tecnologias otimizou a vida de todo mundo, inclusive de pessoas da terceira idade. A facilidade em se comunicar, acessar conteúdos e até realizar uma transação bancária tem feito parte da rotina desse público também. Contudo, esse contexto traz também a vulnerabilidade os tornando alvos principais de golpes pela Internet que surgem de diversas formas. Neste sentido, este artigo se refere a um relato de experiência de projeto desenvolvido em parceria com os alunos da EEMTI de Campos Sales a fim de possibilitar aos idosos da nossa comunidade o conhecimento prático sobre como agir diante das ameaças constantes nas redes sociais e tentativas de ataques golpistas. Assim, desenvolvemos um trabalho interventivo de abordagem qualitativa com cerca de 60 idosos pertencentes às comunidades onde vivem os alunos da referida instituição, sobre o uso dos aplicativos da internet em aparelhos celulares. A partir de dados obtidos foram planejadas e mediadas oficinas sobre uso produtivo de mídias sociais que foram desenvolvidas com um grupo de idosos no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) tais como: rodas de conversa, tutorias de uso de aplicativos, produção e postagem de vídeos etc. Optou-se por desenvolver em segundo momento, ações voltadas para conhecimento dos aspectos negativos das redes sociais, sobretudo no que se refere aos ataques e golpes voltados para o público da terceira idade. Assim, outras oficinas foram aplicadas em parceria com profissionais da área como: palestras, minicursos e jogos interativos. Assim, as ações realizadas possibilitaram uma série de benefícios aos idosos, como por exemplo, a contribuição para a inclusão social, mantendo-os atualizados e conectados com a realidade. A delimitação do aporte teórico deu-se a partir das contribuições bibliográficas de autores como Franco (2015), Passerino (2006) e Santos (2017) que abordam sobre a inserção do idoso no mundo digital." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1177_TB1276_30102025212557.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUBERILÂNDIA MARIA DE ALENCAR LIMA" "autor_nome_curto" => "AUBERILÂNDIA" "autor_email" => "alberilandiamaria@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }