Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UTILIZAÇÃO DO CHATGPT PARA AGILIZAR A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO SUPERIOR VOLTADA PARA O EAD

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta investigação tem como objetivo analisar a aplicação da Inteligência Artificial, especificamente ChatGPT, na produção de materiais didáticos para o ensino superior, investigando como essa ferramenta pode ser utilizada para agilizar a produção de material didático, mantendo a qualidade e a relevância do conteúdo. A crescente digitalização da educação exige ferramentas que auxiliem professores na elaboração de conteúdos, otimizando tempo e garantindo uma experiência mais interativa para os alunos. Esta abordagem se justifica pela necessidade de analisar a aplicação dessa ferramenta no ensino superior, investigando seu potencial para tornar a elaboração de conteúdos mais acessível, dinâmica e personalizada, contribuindo para a modernização das práticas pedagógicas. A metodologia se fundamenta em um levantamento de natureza qualitativa, amparado por revisão bibliográfica. A investigação é conduzida por meio da análise de obras, artigos científicos e outras publicações acadêmicas que abordam a aplicação da inteligência artificial, especificamente do ChatGPT, na produção de materiais didáticos. A análise apoia-se em autores que se debruçaram sobre o assunto como: Kenski (2008), Moran (2007), Lima (2014), Soares (2019), Duarte (2024), Pretto (2009) e Filho (2024), entre outros. O trabalho envolve a geração de resumos, e-books, avaliações, roteiros de videoaulas e fóruns com a IA, seguida de revisão e validação por professores de diferentes áreas, avaliando a coerência, precisão e aplicabilidade pedagógica dos materiais produzidos. Os resultados mostraram que a IA pode otimizar a elaboração de conteúdos, mas requer revisão docente para evitar problemas como a repetição de trechos e a formulação inadequada de questões. A pesquisa conclui que a aplicação da IA na produção de materiais didáticos para o ensino superior apresenta um grande potencial para otimizar o tempo dos docentes e enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos.

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