Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO LEITORES VIAJANTES: CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125004
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 519
    "inscrito_id" => 3566
    "titulo" => "PROJETO LEITORES VIAJANTES: CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A diversificação das estratégias didáticas no processo de alfabetização e letramento das crianças é um tema bastante discutido entre muitos pesquisadores da área. É fundamental que o professor seja o mediador de leitura na formação de leitores, planejando atividades diferenciadas, que desafiem seus alunos, envolvendo-os na construção de hipóteses sobre o funcionamento da leitura e escrita. Entre essas atividades diversificadas estão os projetos de leitura, que podem favorecer o contato da criança com a leitura e escrita de forma contextualizada e significativa, contribuindo para um processo de alfabetização de qualidade, associado ao letramento. Nesse sentido, este artigo propõe responder à seguinte questão-problema: quais as contribuições do Projeto Leitores Viajantes na alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Timon-MA? Por objetivo, pretende investigar as contribuições do Projeto Leitores Viajantes na alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Timon-MA. O trabalho possui natureza qualitativa, produzido com base na pesquisa documental (a partir de documentos oriundos do projeto realizado) e na pesquisa bibliográfica, concatenando com as reflexões de autores e autoras que abordam a temática como Soares (2020, 2022), Cagliari (1998), Ferreiro e Teberosky (1999), Lerner (2002), Freire (2008), entre outros. Os resultados evidenciam que o Projeto Leitores Viajantes, desenvolvido na turma de 2º ano do ensino fundamental, contribuiu para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais das crianças; desenvolvimento das habilidades de oralidade, leitura e escrita; maior aproximação da turma com os livros e histórias; estimulou a criatividade, construção de ideias e hipóteses, entre outras contribuições que tornaram o processo de alfabetização mais prazeroso e alinhado ao letramento, formando leitores fluentes, críticos e participativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3566_TB519_22102025153810.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLIANA GOMES DE OLIVEIRA GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "POLIANA GUEDES"
    "autor_email" => "polyhanaoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125004
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 519
    "inscrito_id" => 3566
    "titulo" => "PROJETO LEITORES VIAJANTES: CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A diversificação das estratégias didáticas no processo de alfabetização e letramento das crianças é um tema bastante discutido entre muitos pesquisadores da área. É fundamental que o professor seja o mediador de leitura na formação de leitores, planejando atividades diferenciadas, que desafiem seus alunos, envolvendo-os na construção de hipóteses sobre o funcionamento da leitura e escrita. Entre essas atividades diversificadas estão os projetos de leitura, que podem favorecer o contato da criança com a leitura e escrita de forma contextualizada e significativa, contribuindo para um processo de alfabetização de qualidade, associado ao letramento. Nesse sentido, este artigo propõe responder à seguinte questão-problema: quais as contribuições do Projeto Leitores Viajantes na alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Timon-MA? Por objetivo, pretende investigar as contribuições do Projeto Leitores Viajantes na alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Timon-MA. O trabalho possui natureza qualitativa, produzido com base na pesquisa documental (a partir de documentos oriundos do projeto realizado) e na pesquisa bibliográfica, concatenando com as reflexões de autores e autoras que abordam a temática como Soares (2020, 2022), Cagliari (1998), Ferreiro e Teberosky (1999), Lerner (2002), Freire (2008), entre outros. Os resultados evidenciam que o Projeto Leitores Viajantes, desenvolvido na turma de 2º ano do ensino fundamental, contribuiu para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais das crianças; desenvolvimento das habilidades de oralidade, leitura e escrita; maior aproximação da turma com os livros e histórias; estimulou a criatividade, construção de ideias e hipóteses, entre outras contribuições que tornaram o processo de alfabetização mais prazeroso e alinhado ao letramento, formando leitores fluentes, críticos e participativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3566_TB519_22102025153810.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLIANA GOMES DE OLIVEIRA GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "POLIANA GUEDES"
    "autor_email" => "polyhanaoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A diversificação das estratégias didáticas no processo de alfabetização e letramento das crianças é um tema bastante discutido entre muitos pesquisadores da área. É fundamental que o professor seja o mediador de leitura na formação de leitores, planejando atividades diferenciadas, que desafiem seus alunos, envolvendo-os na construção de hipóteses sobre o funcionamento da leitura e escrita. Entre essas atividades diversificadas estão os projetos de leitura, que podem favorecer o contato da criança com a leitura e escrita de forma contextualizada e significativa, contribuindo para um processo de alfabetização de qualidade, associado ao letramento. Nesse sentido, este artigo propõe responder à seguinte questão-problema: quais as contribuições do Projeto Leitores Viajantes na alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Timon-MA? Por objetivo, pretende investigar as contribuições do Projeto Leitores Viajantes na alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Timon-MA. O trabalho possui natureza qualitativa, produzido com base na pesquisa documental (a partir de documentos oriundos do projeto realizado) e na pesquisa bibliográfica, concatenando com as reflexões de autores e autoras que abordam a temática como Soares (2020, 2022), Cagliari (1998), Ferreiro e Teberosky (1999), Lerner (2002), Freire (2008), entre outros. Os resultados evidenciam que o Projeto Leitores Viajantes, desenvolvido na turma de 2º ano do ensino fundamental, contribuiu para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais das crianças; desenvolvimento das habilidades de oralidade, leitura e escrita; maior aproximação da turma com os livros e histórias; estimulou a criatividade, construção de ideias e hipóteses, entre outras contribuições que tornaram o processo de alfabetização mais prazeroso e alinhado ao letramento, formando leitores fluentes, críticos e participativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.