CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM: ANÁLISE DE ATIVIDADE NO LIVRO DIDÁTICO SOB PERSPECTIV A INTERACIONISTA DE ENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125411 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1295 "inscrito_id" => 8446 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM: ANÁLISE DE ATIVIDADE NO LIVRO DIDÁTICO SOB PERSPECTIV A INTERACIONISTA DE ENSINO" "resumo" => "Por muito tempo o livro didático era quem conduzia as aulas de Língua Portuguesa, mas isso não significava que esse método tinha bons resultados, pois dificilmente os conteúdos ali abordados levavam o indivíduo a ter pensamentos críticos. Portanto, este artigo foi desenvolvido por meio de uma proposta de atividade na disciplina de Ensino aprendizagem do Português 1, do curso de Letras - Língua Portuguesa, (UFPA). A pesquisa se caracteriza como qualitativa, tendo como embasamento teórico nos pressupostos de Bakhtin/ V olochinov (2019[1929]) e de outros pesquisadores como Fuza; Ohuschi e Menegassi (2020), Geraldi (1984), Perfeito (2010), Zanini (1999) . E tem como objetivo identificar e analisar as concepções de linguagem que predominaram em duas atividades de um livro didático de Língua Portuguesa, “Se liga na fala: literatura, produção de texto e linguagem”, destinado para alunos do 1° ano do ensino médio. As atividades estão presentes na unidade “linguagem”, com o assunto sobre figuras de linguagem, sendo uma charge e a outra uma tirinha. Em nossas análises tivemos como resultados: o ensino com o uso do livro didático apresenta bons recursos para se trabalhar a linguagem do indivíduo e concluímos que cabe ao professor saber usar essa ferramenta como um aliado, para se ter um estudo mais reflexivo. E para que assim seus alunos possam conseguir concluir as atividades propostas e serem capazes de saber se expressar e compreender qual a mensagem ou crítica elas fazem, e essas características assim corroboram com a terceira concepção de linguagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8446_TB1295_10112025235146.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE BEATRIZ COLARES DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "cristiane.cruz@castanhal.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125411 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1295 "inscrito_id" => 8446 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM: ANÁLISE DE ATIVIDADE NO LIVRO DIDÁTICO SOB PERSPECTIV A INTERACIONISTA DE ENSINO" "resumo" => "Por muito tempo o livro didático era quem conduzia as aulas de Língua Portuguesa, mas isso não significava que esse método tinha bons resultados, pois dificilmente os conteúdos ali abordados levavam o indivíduo a ter pensamentos críticos. Portanto, este artigo foi desenvolvido por meio de uma proposta de atividade na disciplina de Ensino aprendizagem do Português 1, do curso de Letras - Língua Portuguesa, (UFPA). A pesquisa se caracteriza como qualitativa, tendo como embasamento teórico nos pressupostos de Bakhtin/ V olochinov (2019[1929]) e de outros pesquisadores como Fuza; Ohuschi e Menegassi (2020), Geraldi (1984), Perfeito (2010), Zanini (1999) . E tem como objetivo identificar e analisar as concepções de linguagem que predominaram em duas atividades de um livro didático de Língua Portuguesa, “Se liga na fala: literatura, produção de texto e linguagem”, destinado para alunos do 1° ano do ensino médio. As atividades estão presentes na unidade “linguagem”, com o assunto sobre figuras de linguagem, sendo uma charge e a outra uma tirinha. Em nossas análises tivemos como resultados: o ensino com o uso do livro didático apresenta bons recursos para se trabalhar a linguagem do indivíduo e concluímos que cabe ao professor saber usar essa ferramenta como um aliado, para se ter um estudo mais reflexivo. E para que assim seus alunos possam conseguir concluir as atividades propostas e serem capazes de saber se expressar e compreender qual a mensagem ou crítica elas fazem, e essas características assim corroboram com a terceira concepção de linguagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8446_TB1295_10112025235146.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE BEATRIZ COLARES DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "cristiane.cruz@castanhal.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }