Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GÊNERO CONTO À LUZ DA PERSPECTIVA DA LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS ADOTADO NA REDE MUNICIPAL DE RIO LARGO/AL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO O presente estudo, fundamentado na perspectiva da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), tem como objetivo central refletir sobre como são abordadas as práticas de leitura e compreensão textual a partir do gênero discursivo conto em exercícios adotados no livro didático de Língua Portuguesa, da coleção BURITI MAIS PORTUGUÊS (5º ano), utilizado no município de Rio Largo - AL. Para essa reflexão, foi utilizado um estudo sobre concepção de língua de Bakhtin (1999) enquanto interação verbal que compreende o texto como processo social e histórico determinado pelo dialogismo. A pesquisa tem como embasamento teórico as contribuições de Koch (1999), Freire (1998), Bunzen (2010), Rojo (2009), Travaglia (2009), Solé (1998) e Marcuschi (1996;1998). Isto posto, as questões que nortearam este trabalho foram: 1) Como se dá o trabalho com leitura e compreensão de texto apresentado no livro didático BURITI MAIS PORTUGUÊS 5º ANO? 2) Quais as implicações desse trabalho para o ensino de Língua Portuguesa? Os princípios metodológicos deste trabalho assumem uma perspectiva qualitativa de pesquisa (TRIVINOS, 1987). Este estudo utilizou-se de questionário (com docentes) e da análise do livro didático de Língua Portuguesa como procedimentos de geração de dados, tendo em vista que podem ser atingidas com mais abrangência se forem obtidas por meio da triangulação de múltiplas fontes, baseado no estudo de caso (YIN, 2005). Por intermédio dessa pesquisa, podemos perceber algumas fragilidades no LDP como: a fragmentação dos conteúdos, concepção mecanicista de leitura e atividades de escrita, repetição dos exercícios e visão resumida dos conceitos infringindo suas características intrínsecas. No entanto, consideramos o livro didático como um recurso significativo para o desenvolvimento do aprendizado do estudante, a partir de atuações docentes que busquem mitigar esses pontos negativos no contexto da prática pedagógica.

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