USO DO TEMA QUÍMICO SOCIAL “MEDICAMENTOS” COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE QUÍMICA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA
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Este trabalho foi desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e tem o objetivo investigar como um grupo de 25 discentes da 1ª Série do ensino médio da ECIT José Rolderick de Oliveira do município de Nova Floresta–PB, procedem quanto ao uso e descarte de medicamentos além de aplicar um conjunto de ações numa sequência didática que inclui entre outras atividade, pesquisa sobre a contaminação do solo e de esgotos por descarte de medicamentos, legislação e normas que regulam o descarte, pesquisa de campo com familiares e munícipes e experimentos. Na metodologia utilizou-se um questionário com perguntas para a identificação de saberes e práticas dos discentes. Na etapa seguinte aplicou-se uma sequência didática composta por metodologias ativas como rodas de conversa, análise de vídeos educativos, aplicação de questionários, experimentos e sala de aula invertida. Os resultados demonstraram que houve um aumento de conhecimento e cosncientização dos alunos sobre os impactos no descarte inadequado de medicamentos, além de uma melhor compreensão dos conceitos químicos envolvidos, bem como da sustentabilidade no cotidiano e seu papel enquanto cidadãos. Observou-se que o projeto contribuiu significativamente para a formação dos estudantes e evidenciou a importância de ações educativas como instrumentos eficazes de transformação social e na construção do conhecimento ambiental. Também constituiu numa experiência importante na formação de futuros professores." 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