FORMANDO CIDADÃOS? DESAFIOS E POTENCIAIS DO MODELO DE ESCOLA INTEGRAL NA PARAÍBA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128703 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9137 "inscrito_id" => 18191 "titulo" => "FORMANDO CIDADÃOS? DESAFIOS E POTENCIAIS DO MODELO DE ESCOLA INTEGRAL NA PARAÍBA" "resumo" => "O presente artigo reflete a respeito da realidade das Escolas Cidadãs Integrais no estado da Paraíba, por meio de pesquisa realizada em uma escola integral da cidade de Campina Grande, com ênfase nas percepções dos alunos e nas problemáticas enfrentadas no cotidiano escolar. Implantado inicialmente na Paraíba em 2016, o modelo das Escolas Cidadãs Integrais visa à formação integral dos jovens, articulando o desenvolvimento de competências acadêmicas, sociais e pessoais, tendo em vista um currículo ampliado e metodologias participativas. Embora represente uma iniciativa inovadora no cenário educacional paraibano, sua rápida expansão tem suscitado questionamentos sobre a qualidade da educação ofertada e as condições estruturais das unidades escolares. Para fundamentar a análise, este estudo apoia-se nos trabalhos relacionados à educação integral de Castro e Lopes (2011), Rodrigues, Chagas e Calabria (2023), entre outros. O objetivo geral consiste em analisar o funcionamento do modelo de ensino em tempo integral, com destaque para os desafios enfrentados, a relevância da proposta e as potencialidades oferecidas aos estudantes. A pesquisa foi realizada por licenciandas da Universidade Estadual da Paraíba, utilizando uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas e questionários aplicados a alunos e professores da instituição. As perguntas permitiram aos participantes expressarem suas percepções e experiências referentes ao ensino integral. Por um lado, a investigação parte da constatação de que, embora a proposta de formação integral e cidadã represente um avanço no contexto educacional, ainda persistem desafios significativos relacionados à infraestrutura, à carga horária e à efetividade das práticas pedagógicas. Por outro lado, os alunos também identificaram benefícios relevantes, como o acesso a atividades extracurriculares e o fortalecimento do vínculo com a escola. Nesse sentido, o estudo propõe uma discussão crítica sobre os impactos do modelo na experiência discente, contribuindo para o debate sobre seus avanços, limites e perspectivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18191_TB9137_30102025195108.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RAYANNE SOUSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAYANNE SANTOS" "autor_email" => "maria.rayanne.santos@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128703 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9137 "inscrito_id" => 18191 "titulo" => "FORMANDO CIDADÃOS? DESAFIOS E POTENCIAIS DO MODELO DE ESCOLA INTEGRAL NA PARAÍBA" "resumo" => "O presente artigo reflete a respeito da realidade das Escolas Cidadãs Integrais no estado da Paraíba, por meio de pesquisa realizada em uma escola integral da cidade de Campina Grande, com ênfase nas percepções dos alunos e nas problemáticas enfrentadas no cotidiano escolar. Implantado inicialmente na Paraíba em 2016, o modelo das Escolas Cidadãs Integrais visa à formação integral dos jovens, articulando o desenvolvimento de competências acadêmicas, sociais e pessoais, tendo em vista um currículo ampliado e metodologias participativas. Embora represente uma iniciativa inovadora no cenário educacional paraibano, sua rápida expansão tem suscitado questionamentos sobre a qualidade da educação ofertada e as condições estruturais das unidades escolares. Para fundamentar a análise, este estudo apoia-se nos trabalhos relacionados à educação integral de Castro e Lopes (2011), Rodrigues, Chagas e Calabria (2023), entre outros. O objetivo geral consiste em analisar o funcionamento do modelo de ensino em tempo integral, com destaque para os desafios enfrentados, a relevância da proposta e as potencialidades oferecidas aos estudantes. A pesquisa foi realizada por licenciandas da Universidade Estadual da Paraíba, utilizando uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas e questionários aplicados a alunos e professores da instituição. As perguntas permitiram aos participantes expressarem suas percepções e experiências referentes ao ensino integral. Por um lado, a investigação parte da constatação de que, embora a proposta de formação integral e cidadã represente um avanço no contexto educacional, ainda persistem desafios significativos relacionados à infraestrutura, à carga horária e à efetividade das práticas pedagógicas. Por outro lado, os alunos também identificaram benefícios relevantes, como o acesso a atividades extracurriculares e o fortalecimento do vínculo com a escola. Nesse sentido, o estudo propõe uma discussão crítica sobre os impactos do modelo na experiência discente, contribuindo para o debate sobre seus avanços, limites e perspectivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18191_TB9137_30102025195108.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RAYANNE SOUSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAYANNE SANTOS" "autor_email" => "maria.rayanne.santos@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }