Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIÊNCIAS DA NATUREZA E AFETIVIDADE: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA ENTRE 2015 A 2024.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Historicamente, o ensino de Ciência é focado na transmissão de informações, conceitos e suas teorias, ou seja, na busca em compreender os fenômenos naturais e uso de métodos científicos para investigações e resoluções de problemas ambientais e sociais. Predominantemente focado na dimensão cognitiva, considerar a afetividade no processo de ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza, torna-se fundamental para construção do conhecimento. Este artigo é um recorte da revisão sistemática de literatura da pesquisa de doutorado sobre o tema: “A influência das relações afetivas entre professor e estudantes na construção do conhecimento em Ciências da Natureza no Ensino Fundamental, anos finais”. O objetivo é mapear e analisar a tendência mundial das produções de periódicos sobre os descritores - Ensino de Ciências – Afetividade – Ensino Fundamental, no período de 2015-2024. O percurso metodológico seguiu o método PRISMA, utilizando duas bases de dados Web of Science e Scopus, e a coleta de dados realizada por meio do software Bibliometrix. Foram coletadas 81 publicações, com destaque para Estados Unidos e Espanha em número de produção, enquanto o Brasil ocupa a sexta posição. As palavras-chave mais recorrentes foram: educação, emoção, conhecimento seguidas de estudantes e crenças. Os anos de maior número de publicação foram 2024, 2022 e 2021, evidenciando um crescimento nas pesquisas sobre o tema. Os resultados indicaram uma concentração nas pesquisas em determinados países, o que pode ser explicado pela tradição nos estudos na área de Ciências e pela concentração das fontes de publicação. A análise das palavras-chave permitiu compreender os principais enfoques temáticos das pesquisas da área de educação, auxiliando reconhecer os termos para a delimitação de estudos futuros. Dessa forma, além de contribuir na construção da revisão sistemática de literatura da tese de doutorado, possibilitou a compreensão da evolução temática e das tendências temporais das pesquisas sobre Ensino de Ciências e Afetividade.

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