ESCOLA, ÁGUAS E SABERES: AS CRIANÇAS NA AMAZÔNIA PARAENSE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125430 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1342 "inscrito_id" => 7597 "titulo" => "ESCOLA, ÁGUAS E SABERES: AS CRIANÇAS NA AMAZÔNIA PARAENSE" "resumo" => "O presente ensaio discute a importância da percepção e reconhecimento da realidade das crianças da Amazônia, na elaboração de estratégias educacionais e pedagógicas para o desenvolvimento do processo ensino -aprendizagem. A realidade Amazônica é sui generis, se comparada a outras regiões do país, por causa de sua exuberância da natureza, em especial, das águas. Rios, canais, furos, igarapés, lagos, maré, preamar, marés... Aqui as crianças nascem e se desenvolvem em meio a uma cultura vinculada à natureza e aos cursos das águas, é habitual que elas tomem para sí esses costumes como marcadores sociais, antropológicos e educativos. Portanto, para compreender a formação dos pequeninos é importante conhecer mais sobre as ações sociais – os fazeres, os saberes, brincadeiras – e responsáveis por influenciar e produzir as suas aprendizagens. Com isso, analisou-se o ebook “Águas na Amazônia Paraense: Território Educativo de Crianças”, das autoras Eliana Campos Pojo Toutonge, Eliene da Silva Alves e Maria Natalina Mendes Freitas (2021). A partir de abordagens quantitativas, foi desenvolvida a dissertação que discutirá as informações coletadas na pesquisa. Em contrapartida, com a romantização da infância nessa região, constatou-se, através dos dados coletados, que mesmo estando em uma região rica biologicamente, as pessoas que vivem nessas localidades, ainda sofrem com exploração e desvalorização do seu território. Isso implica diretamente na vida das crianças que, junto de suas famílias, são marginalizadas e privadas dos seus direitos. Pelos informes da pesquisa, pode-se concluir que, as águas da região Amazônica funcionam como ruas, vias que conduzem, abastecem, ensinam e transpassam qualquer barreira que se possa colocar na aprendizagem e educação das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7597_TB1342_17102025112515.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DE PAULO GOMES" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernanda.gomes@castanhal.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125430 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1342 "inscrito_id" => 7597 "titulo" => "ESCOLA, ÁGUAS E SABERES: AS CRIANÇAS NA AMAZÔNIA PARAENSE" "resumo" => "O presente ensaio discute a importância da percepção e reconhecimento da realidade das crianças da Amazônia, na elaboração de estratégias educacionais e pedagógicas para o desenvolvimento do processo ensino -aprendizagem. A realidade Amazônica é sui generis, se comparada a outras regiões do país, por causa de sua exuberância da natureza, em especial, das águas. Rios, canais, furos, igarapés, lagos, maré, preamar, marés... Aqui as crianças nascem e se desenvolvem em meio a uma cultura vinculada à natureza e aos cursos das águas, é habitual que elas tomem para sí esses costumes como marcadores sociais, antropológicos e educativos. Portanto, para compreender a formação dos pequeninos é importante conhecer mais sobre as ações sociais – os fazeres, os saberes, brincadeiras – e responsáveis por influenciar e produzir as suas aprendizagens. Com isso, analisou-se o ebook “Águas na Amazônia Paraense: Território Educativo de Crianças”, das autoras Eliana Campos Pojo Toutonge, Eliene da Silva Alves e Maria Natalina Mendes Freitas (2021). A partir de abordagens quantitativas, foi desenvolvida a dissertação que discutirá as informações coletadas na pesquisa. Em contrapartida, com a romantização da infância nessa região, constatou-se, através dos dados coletados, que mesmo estando em uma região rica biologicamente, as pessoas que vivem nessas localidades, ainda sofrem com exploração e desvalorização do seu território. Isso implica diretamente na vida das crianças que, junto de suas famílias, são marginalizadas e privadas dos seus direitos. Pelos informes da pesquisa, pode-se concluir que, as águas da região Amazônica funcionam como ruas, vias que conduzem, abastecem, ensinam e transpassam qualquer barreira que se possa colocar na aprendizagem e educação das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7597_TB1342_17102025112515.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DE PAULO GOMES" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernanda.gomes@castanhal.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }