Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE O FAZER DOCENTE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem o intuito de apresentar um recorte do relatório de estágio realizado na Educação Infantil no município de Juazeiro-BA, no primeiro semestre de 2025, pela Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina. Ao longo do estágio vivenciamos a relação entre a pesquisa e o ensino, que nos permite adentrar nesse primeiro contato com o chão da escola com um olhar curioso de quem busca entender as relações e as práticas desenvolvidas pela docência. Desse modo, como exercício da pesquisa, utilizamos a entrevista semi-estruturada com o objetivo de compreender, a partir da escuta, a percepção dos professores e coordenadores sobre o fazer docente na Educação Infantil e o papel da coordenação frente às mediações e práticas pedagógicas. Neste recorte, buscamos nos focar na entrevista com a professora e refletir sobre a realidade cotidiana das interações infantis à luz das teorias às quais nos debruçamos, como materializam-se no cotidiano pedagógico o trabalho docente, permitindo também refletir sobre aproximações e distanciamentos entre as orientações curriculares e as práticas realizadas no ambiente escolar. A partir da escuta, nos ancoramos nos estudos de Ostetto (2012), Pimenta e Lima (2008), Schön (2000) e Vázquez (2011) para compreender os sentidos atribuídos pelas profissionais à práxis pedagógica no contexto da Educação Infantil, refletindo sobre como os saberes teóricos se articulam com as experiências concretas do trabalho pedagógico nos primeiros passos da formação docente: o estágio. A análise da entrevista foi articulada à vivência do estágio, que possibilitou ampliar a compreensão sobre os desafios da docência na Educação Infantil e os tensionamentos entre as concepções pedagógicas declaradas e aquelas efetivamente aplicadas. Assim, reafirmamos a importância do estágio como espaço formativo de reflexão crítica sobre a realidade escolar, que promove o diálogo entre o conhecimento teórico, os desafios reais da sala e os saberes para uma práxis pedagógica efetiva.

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