Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DE ALFALETRAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125460
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1410
    "inscrito_id" => 8075
    "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DE ALFALETRAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "O conceito de Alfaletrar tem sido amplamente abordado ao longo dos anos por envolver os processos de alfabetização e letramento, integrando práticas pedagógicas que enfatizam o ensino da leitura e da escrita com as práticas sociais de uso da linguagem. No entanto, diversos desafios surgem ao longo do processo de ensino e aprendizagem, especialmente na superação das diferenças de nível entre os estudantes, frequentemente evidenciadas por déficits significativos nos estágios iniciais. Nesse contexto, o presente trabalho visa examinar os desafios e possibilidades na perspectiva de alfaletrar no processo de ensino e aprendizagem. Os aspectos metodológicos configuram-se por ser uma pesquisa de revisão bibliográfica de natureza qualitativa. Tal revisão foi realizada nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, utilizando os descritores alfabetização, letramento e alfaletrar. Para isso, foram selecionados trabalhos publicados entre 2020 e 2024. Destacamos, assim, as pesquisas de Marques, Leão e Muniz (2022), Ramos (2023) e, em especial, Silva et al. (2023), Corrêa (2024) e Lima (2024), cujos estudos estão diretamente relacionados à vivência no Programa de Residência Pedagógica (PRP). Através da leitura e aprofundamento nas pesquisas, foi perceptível notar que os desafios são grandes no que tange ao processo de alfabetizar e letrar em salas de aulas totalmente heterogêneas, além de outros obstáculos como incentivos à leitura, inclusão de tecnologias educacionais e formação de professores. Todavia, esse percurso pode se tornar menos desafiador quando o docente se propõe a criar um ambiente mais propício para o processo de ensino e aprendizagem, utilizando práticas de alfabetização e letramento no espaço alfabetizador, visto que, embora distintas, essas etapas são indissociáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8075_TB1410_15102025234404.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TARCÍSIO JERFESON DE LIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "TARCÍSIO"
    "autor_email" => "tarcisiojerffeson@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125460
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1410
    "inscrito_id" => 8075
    "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DE ALFALETRAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "O conceito de Alfaletrar tem sido amplamente abordado ao longo dos anos por envolver os processos de alfabetização e letramento, integrando práticas pedagógicas que enfatizam o ensino da leitura e da escrita com as práticas sociais de uso da linguagem. No entanto, diversos desafios surgem ao longo do processo de ensino e aprendizagem, especialmente na superação das diferenças de nível entre os estudantes, frequentemente evidenciadas por déficits significativos nos estágios iniciais. Nesse contexto, o presente trabalho visa examinar os desafios e possibilidades na perspectiva de alfaletrar no processo de ensino e aprendizagem. Os aspectos metodológicos configuram-se por ser uma pesquisa de revisão bibliográfica de natureza qualitativa. Tal revisão foi realizada nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, utilizando os descritores alfabetização, letramento e alfaletrar. Para isso, foram selecionados trabalhos publicados entre 2020 e 2024. Destacamos, assim, as pesquisas de Marques, Leão e Muniz (2022), Ramos (2023) e, em especial, Silva et al. (2023), Corrêa (2024) e Lima (2024), cujos estudos estão diretamente relacionados à vivência no Programa de Residência Pedagógica (PRP). Através da leitura e aprofundamento nas pesquisas, foi perceptível notar que os desafios são grandes no que tange ao processo de alfabetizar e letrar em salas de aulas totalmente heterogêneas, além de outros obstáculos como incentivos à leitura, inclusão de tecnologias educacionais e formação de professores. Todavia, esse percurso pode se tornar menos desafiador quando o docente se propõe a criar um ambiente mais propício para o processo de ensino e aprendizagem, utilizando práticas de alfabetização e letramento no espaço alfabetizador, visto que, embora distintas, essas etapas são indissociáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8075_TB1410_15102025234404.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TARCÍSIO JERFESON DE LIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "TARCÍSIO"
    "autor_email" => "tarcisiojerffeson@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O conceito de Alfaletrar tem sido amplamente abordado ao longo dos anos por envolver os processos de alfabetização e letramento, integrando práticas pedagógicas que enfatizam o ensino da leitura e da escrita com as práticas sociais de uso da linguagem. No entanto, diversos desafios surgem ao longo do processo de ensino e aprendizagem, especialmente na superação das diferenças de nível entre os estudantes, frequentemente evidenciadas por déficits significativos nos estágios iniciais. Nesse contexto, o presente trabalho visa examinar os desafios e possibilidades na perspectiva de alfaletrar no processo de ensino e aprendizagem. Os aspectos metodológicos configuram-se por ser uma pesquisa de revisão bibliográfica de natureza qualitativa. Tal revisão foi realizada nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, utilizando os descritores alfabetização, letramento e alfaletrar. Para isso, foram selecionados trabalhos publicados entre 2020 e 2024. Destacamos, assim, as pesquisas de Marques, Leão e Muniz (2022), Ramos (2023) e, em especial, Silva et al. (2023), Corrêa (2024) e Lima (2024), cujos estudos estão diretamente relacionados à vivência no Programa de Residência Pedagógica (PRP). Através da leitura e aprofundamento nas pesquisas, foi perceptível notar que os desafios são grandes no que tange ao processo de alfabetizar e letrar em salas de aulas totalmente heterogêneas, além de outros obstáculos como incentivos à leitura, inclusão de tecnologias educacionais e formação de professores. Todavia, esse percurso pode se tornar menos desafiador quando o docente se propõe a criar um ambiente mais propício para o processo de ensino e aprendizagem, utilizando práticas de alfabetização e letramento no espaço alfabetizador, visto que, embora distintas, essas etapas são indissociáveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.