Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A CIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: A CONTRIBUIÇÃO DA EXPOTEC PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTUDANTES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125594
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1678
    "inscrito_id" => 3229
    "titulo" => "EXPLORANDO A CIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: A CONTRIBUIÇÃO DA EXPOTEC PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTUDANTES"
    "resumo" => "Este estudo analisa a formação de professores para a pesquisa científica no ensino básico, com ênfase nos estudantes do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio de escolas públicas, a partir da experiência da Feira Científica (EXPOTEC – Exposição de Ciência e Tecnologia de Camaragibe). Realizada durante sete anos, a EXPOTEC contou com o financiamento do CNPq e a colaboração de instituições educacionais e científicas, proporcionando uma plataforma para o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica pelos estudantes. O referencial teórico-metodológico da pesquisa se apoia em autores como Imbernón (2010), que discute a formação contínua dos docentes como elemento central para a inovação pedagógica, e Silva (2015), que defende a inserção da prática de pesquisa no currículo escolar como ferramenta de ampliação das competências científicas dos estudantes. A abordagem metodológica é qualitativa, utilizando o estudo de caso como estratégia de análise dos efeitos da participação dos professores e estudantes na EXPOTEC. Os resultados obtidos revelam que a experiência de imersão na pesquisa científica, associada à formação contínua dos professores, resultou em um significativo aprimoramento das habilidades científicas e pedagógicas. A participação no evento não só potencializou a compreensão dos estudantes sobre os métodos e processos da ciência, mas também estimulou o desenvolvimento de competências críticas e criativas, favorecendo uma educação mais integrada e dinâmica. Os dados sugerem que iniciativas como a EXPOTEC podem ser instrumentos poderosos na integração da pesquisa científica ao cotidiano escolar, promovendo uma articulação efetiva entre as escolas públicas e as instituições científicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3229_TB1678_30102025203635.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ CARLOS DE ARAUJO NETO"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ CARLOS"
    "autor_email" => "matemagico10lula@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125594
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1678
    "inscrito_id" => 3229
    "titulo" => "EXPLORANDO A CIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: A CONTRIBUIÇÃO DA EXPOTEC PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTUDANTES"
    "resumo" => "Este estudo analisa a formação de professores para a pesquisa científica no ensino básico, com ênfase nos estudantes do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio de escolas públicas, a partir da experiência da Feira Científica (EXPOTEC – Exposição de Ciência e Tecnologia de Camaragibe). Realizada durante sete anos, a EXPOTEC contou com o financiamento do CNPq e a colaboração de instituições educacionais e científicas, proporcionando uma plataforma para o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica pelos estudantes. O referencial teórico-metodológico da pesquisa se apoia em autores como Imbernón (2010), que discute a formação contínua dos docentes como elemento central para a inovação pedagógica, e Silva (2015), que defende a inserção da prática de pesquisa no currículo escolar como ferramenta de ampliação das competências científicas dos estudantes. A abordagem metodológica é qualitativa, utilizando o estudo de caso como estratégia de análise dos efeitos da participação dos professores e estudantes na EXPOTEC. Os resultados obtidos revelam que a experiência de imersão na pesquisa científica, associada à formação contínua dos professores, resultou em um significativo aprimoramento das habilidades científicas e pedagógicas. A participação no evento não só potencializou a compreensão dos estudantes sobre os métodos e processos da ciência, mas também estimulou o desenvolvimento de competências críticas e criativas, favorecendo uma educação mais integrada e dinâmica. Os dados sugerem que iniciativas como a EXPOTEC podem ser instrumentos poderosos na integração da pesquisa científica ao cotidiano escolar, promovendo uma articulação efetiva entre as escolas públicas e as instituições científicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3229_TB1678_30102025203635.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ CARLOS DE ARAUJO NETO"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ CARLOS"
    "autor_email" => "matemagico10lula@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo analisa a formação de professores para a pesquisa científica no ensino básico, com ênfase nos estudantes do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio de escolas públicas, a partir da experiência da Feira Científica (EXPOTEC – Exposição de Ciência e Tecnologia de Camaragibe). Realizada durante sete anos, a EXPOTEC contou com o financiamento do CNPq e a colaboração de instituições educacionais e científicas, proporcionando uma plataforma para o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica pelos estudantes. O referencial teórico-metodológico da pesquisa se apoia em autores como Imbernón (2010), que discute a formação contínua dos docentes como elemento central para a inovação pedagógica, e Silva (2015), que defende a inserção da prática de pesquisa no currículo escolar como ferramenta de ampliação das competências científicas dos estudantes. A abordagem metodológica é qualitativa, utilizando o estudo de caso como estratégia de análise dos efeitos da participação dos professores e estudantes na EXPOTEC. Os resultados obtidos revelam que a experiência de imersão na pesquisa científica, associada à formação contínua dos professores, resultou em um significativo aprimoramento das habilidades científicas e pedagógicas. A participação no evento não só potencializou a compreensão dos estudantes sobre os métodos e processos da ciência, mas também estimulou o desenvolvimento de competências críticas e criativas, favorecendo uma educação mais integrada e dinâmica. Os dados sugerem que iniciativas como a EXPOTEC podem ser instrumentos poderosos na integração da pesquisa científica ao cotidiano escolar, promovendo uma articulação efetiva entre as escolas públicas e as instituições científicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.