EXPLORANDO A CIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: A CONTRIBUIÇÃO DA EXPOTEC PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTUDANTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125594 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1678 "inscrito_id" => 3229 "titulo" => "EXPLORANDO A CIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: A CONTRIBUIÇÃO DA EXPOTEC PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTUDANTES" "resumo" => "Este estudo analisa a formação de professores para a pesquisa científica no ensino básico, com ênfase nos estudantes do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio de escolas públicas, a partir da experiência da Feira Científica (EXPOTEC – Exposição de Ciência e Tecnologia de Camaragibe). Realizada durante sete anos, a EXPOTEC contou com o financiamento do CNPq e a colaboração de instituições educacionais e científicas, proporcionando uma plataforma para o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica pelos estudantes. O referencial teórico-metodológico da pesquisa se apoia em autores como Imbernón (2010), que discute a formação contínua dos docentes como elemento central para a inovação pedagógica, e Silva (2015), que defende a inserção da prática de pesquisa no currículo escolar como ferramenta de ampliação das competências científicas dos estudantes. A abordagem metodológica é qualitativa, utilizando o estudo de caso como estratégia de análise dos efeitos da participação dos professores e estudantes na EXPOTEC. Os resultados obtidos revelam que a experiência de imersão na pesquisa científica, associada à formação contínua dos professores, resultou em um significativo aprimoramento das habilidades científicas e pedagógicas. A participação no evento não só potencializou a compreensão dos estudantes sobre os métodos e processos da ciência, mas também estimulou o desenvolvimento de competências críticas e criativas, favorecendo uma educação mais integrada e dinâmica. Os dados sugerem que iniciativas como a EXPOTEC podem ser instrumentos poderosos na integração da pesquisa científica ao cotidiano escolar, promovendo uma articulação efetiva entre as escolas públicas e as instituições científicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3229_TB1678_30102025203635.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ CARLOS DE ARAUJO NETO" "autor_nome_curto" => "LUIZ CARLOS" "autor_email" => "matemagico10lula@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125594 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1678 "inscrito_id" => 3229 "titulo" => "EXPLORANDO A CIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: A CONTRIBUIÇÃO DA EXPOTEC PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTUDANTES" "resumo" => "Este estudo analisa a formação de professores para a pesquisa científica no ensino básico, com ênfase nos estudantes do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio de escolas públicas, a partir da experiência da Feira Científica (EXPOTEC – Exposição de Ciência e Tecnologia de Camaragibe). Realizada durante sete anos, a EXPOTEC contou com o financiamento do CNPq e a colaboração de instituições educacionais e científicas, proporcionando uma plataforma para o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica pelos estudantes. O referencial teórico-metodológico da pesquisa se apoia em autores como Imbernón (2010), que discute a formação contínua dos docentes como elemento central para a inovação pedagógica, e Silva (2015), que defende a inserção da prática de pesquisa no currículo escolar como ferramenta de ampliação das competências científicas dos estudantes. A abordagem metodológica é qualitativa, utilizando o estudo de caso como estratégia de análise dos efeitos da participação dos professores e estudantes na EXPOTEC. Os resultados obtidos revelam que a experiência de imersão na pesquisa científica, associada à formação contínua dos professores, resultou em um significativo aprimoramento das habilidades científicas e pedagógicas. A participação no evento não só potencializou a compreensão dos estudantes sobre os métodos e processos da ciência, mas também estimulou o desenvolvimento de competências críticas e criativas, favorecendo uma educação mais integrada e dinâmica. Os dados sugerem que iniciativas como a EXPOTEC podem ser instrumentos poderosos na integração da pesquisa científica ao cotidiano escolar, promovendo uma articulação efetiva entre as escolas públicas e as instituições científicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3229_TB1678_30102025203635.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ CARLOS DE ARAUJO NETO" "autor_nome_curto" => "LUIZ CARLOS" "autor_email" => "matemagico10lula@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }