Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTÍNUA A PARTIR DO ESTÁGIO A DOCÊNCIA : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125700
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1904
    "inscrito_id" => 1895
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTÍNUA A PARTIR DO ESTÁGIO A DOCÊNCIA : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O Estágio de Docência do Programa de Aperfeiçoamento e Apoio à Docência no Ensino Superior visa aperfeiçoar a formação contínua de estudantes de pós-graduação, estimulando-os a atuarem ativamente na prática de ensino. Durante o segundo semestre de 2024, a mestranda desenvolveu atividades no curso de Bacharelado em Química da Universidade Federal de Pernambuco, ministrando aulas de Química Analítica Experimental, utilizando diferentes estratégias de ensino com objetivo de abordar os conteúdos teóricos de forma contextualizada, entre essas estratégias, aulas experimentais e um quizz. Os resultados obtidos por meio de formulários respondidos pelos estudantes de graduação evidenciaram a participação ativa, facilidade, motivação e compreensão de conceitos químicos, demonstrando que o quizz é uma excelente ferramenta para desenvolver a interação dos alunos com a química, auxiliando significativamente no processo de ensino-aprendizagem. O estágio de docência ofereceu uma experiência para aplicar conhecimentos teóricos em uma situação prática, enriquecendo a profissão docente. Dessa forma, conclui-se que o estágio de docência foi uma experiência de suma importância para a mestranda, pois permitiu a aplicação de estratégias de ensino inovadoras e a avaliação, alcançando a excelência da aprendizagem para atuação nas instituições de ensino superior articulando a formação docente. Além disso, proporcionou oportunidades de desenvolvimentos de aulas expositivas e o uso de jogos didáticos, durante o processo de formação. Outrossim, o quizz se mostrou uma ferramenta eficaz para o ensino de Química Analítica Experimental contribuído para uma aprendizagem significativa para os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1895_TB1904_17102025103032.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanna.barbosa.2019@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125700
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1904
    "inscrito_id" => 1895
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTÍNUA A PARTIR DO ESTÁGIO A DOCÊNCIA : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O Estágio de Docência do Programa de Aperfeiçoamento e Apoio à Docência no Ensino Superior visa aperfeiçoar a formação contínua de estudantes de pós-graduação, estimulando-os a atuarem ativamente na prática de ensino. Durante o segundo semestre de 2024, a mestranda desenvolveu atividades no curso de Bacharelado em Química da Universidade Federal de Pernambuco, ministrando aulas de Química Analítica Experimental, utilizando diferentes estratégias de ensino com objetivo de abordar os conteúdos teóricos de forma contextualizada, entre essas estratégias, aulas experimentais e um quizz. Os resultados obtidos por meio de formulários respondidos pelos estudantes de graduação evidenciaram a participação ativa, facilidade, motivação e compreensão de conceitos químicos, demonstrando que o quizz é uma excelente ferramenta para desenvolver a interação dos alunos com a química, auxiliando significativamente no processo de ensino-aprendizagem. O estágio de docência ofereceu uma experiência para aplicar conhecimentos teóricos em uma situação prática, enriquecendo a profissão docente. Dessa forma, conclui-se que o estágio de docência foi uma experiência de suma importância para a mestranda, pois permitiu a aplicação de estratégias de ensino inovadoras e a avaliação, alcançando a excelência da aprendizagem para atuação nas instituições de ensino superior articulando a formação docente. Além disso, proporcionou oportunidades de desenvolvimentos de aulas expositivas e o uso de jogos didáticos, durante o processo de formação. Outrossim, o quizz se mostrou uma ferramenta eficaz para o ensino de Química Analítica Experimental contribuído para uma aprendizagem significativa para os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1895_TB1904_17102025103032.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanna.barbosa.2019@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Estágio de Docência do Programa de Aperfeiçoamento e Apoio à Docência no Ensino Superior visa aperfeiçoar a formação contínua de estudantes de pós-graduação, estimulando-os a atuarem ativamente na prática de ensino. Durante o segundo semestre de 2024, a mestranda desenvolveu atividades no curso de Bacharelado em Química da Universidade Federal de Pernambuco, ministrando aulas de Química Analítica Experimental, utilizando diferentes estratégias de ensino com objetivo de abordar os conteúdos teóricos de forma contextualizada, entre essas estratégias, aulas experimentais e um quizz. Os resultados obtidos por meio de formulários respondidos pelos estudantes de graduação evidenciaram a participação ativa, facilidade, motivação e compreensão de conceitos químicos, demonstrando que o quizz é uma excelente ferramenta para desenvolver a interação dos alunos com a química, auxiliando significativamente no processo de ensino-aprendizagem. O estágio de docência ofereceu uma experiência para aplicar conhecimentos teóricos em uma situação prática, enriquecendo a profissão docente. Dessa forma, conclui-se que o estágio de docência foi uma experiência de suma importância para a mestranda, pois permitiu a aplicação de estratégias de ensino inovadoras e a avaliação, alcançando a excelência da aprendizagem para atuação nas instituições de ensino superior articulando a formação docente. Além disso, proporcionou oportunidades de desenvolvimentos de aulas expositivas e o uso de jogos didáticos, durante o processo de formação. Outrossim, o quizz se mostrou uma ferramenta eficaz para o ensino de Química Analítica Experimental contribuído para uma aprendizagem significativa para os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.