Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS PRÁTICAS DE ENSINO COM AS NTDICS EM DIFERENTES CONTEXTOS DURANTE E PÓS PANDEMIA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA-CE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125732
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1953
    "inscrito_id" => 4022
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS PRÁTICAS DE ENSINO COM AS NTDICS EM DIFERENTES CONTEXTOS DURANTE E PÓS PANDEMIA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA-CE"
    "resumo" => "As novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – NTDICs tem mostrado uma importante relevância nos resultados da aprendizagem, além de ser empregadas nas mais diversas áreas da sociedade contemporânea. Observando os resultados e a necessidade do domínio para o desenvolvimento dos educandos é indispensável o uso dessas ferramentas no campo educativo. Mas para que isso, aconteça, é necessário que os docentes estejam preparados para lidar com esses objetos. O presente trabalho objetivou – se em um estudo comparativo das práticas de ensino com as NTDICs em diferentes contextos durante e pós-pandemia em duas escolas pública de Fortaleza-Ce, identificando as necessidades de ajustes, destacando a importância do uso nos últimos anos. As NTDIC compreendem a junção de diferentes mídias (VALENTE, 2005), Para a realização do trabalho foram considerados os aspectos como a relevância que os professores conferem as tecnologias na realização de sua prática, as formas como utilizam, as relações que estabelecem com elas, e os benefícios que os alunos conquistam utilizando. Este trabalho teve um teor de fundamento bibliográfico calcado numa pesquisa qualitativa, utilizando o questionário como coleta de dados, o percurso metodológico se deu com base no trabalho de campo observando aulas e a partir de suas narrativas procurava alcançar os objetivos do estudo. Os resultados apontaram que as maiorias dos professores concordam com os benefícios do uso das NTDICs como instrumento pedagógico, contudo relatam a necessidade de formações, compras de novos objetos e manutenção dos equipamentos já existente nas escolas. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado como referencial teorico os autores VALENTE, J.A, MORAN, José Manuel, MASETTO, AZEVEDO, A. L. P. F, PELLANDA, Nize Maria Campos. Palavras-chave: Educação, Inovação digital, Formação, Práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4022_TB1953_15102025203401.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE RODRIGUES SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE"
    "autor_email" => "jackpj41@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125732
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1953
    "inscrito_id" => 4022
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS PRÁTICAS DE ENSINO COM AS NTDICS EM DIFERENTES CONTEXTOS DURANTE E PÓS PANDEMIA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA-CE"
    "resumo" => "As novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – NTDICs tem mostrado uma importante relevância nos resultados da aprendizagem, além de ser empregadas nas mais diversas áreas da sociedade contemporânea. Observando os resultados e a necessidade do domínio para o desenvolvimento dos educandos é indispensável o uso dessas ferramentas no campo educativo. Mas para que isso, aconteça, é necessário que os docentes estejam preparados para lidar com esses objetos. O presente trabalho objetivou – se em um estudo comparativo das práticas de ensino com as NTDICs em diferentes contextos durante e pós-pandemia em duas escolas pública de Fortaleza-Ce, identificando as necessidades de ajustes, destacando a importância do uso nos últimos anos. As NTDIC compreendem a junção de diferentes mídias (VALENTE, 2005), Para a realização do trabalho foram considerados os aspectos como a relevância que os professores conferem as tecnologias na realização de sua prática, as formas como utilizam, as relações que estabelecem com elas, e os benefícios que os alunos conquistam utilizando. Este trabalho teve um teor de fundamento bibliográfico calcado numa pesquisa qualitativa, utilizando o questionário como coleta de dados, o percurso metodológico se deu com base no trabalho de campo observando aulas e a partir de suas narrativas procurava alcançar os objetivos do estudo. Os resultados apontaram que as maiorias dos professores concordam com os benefícios do uso das NTDICs como instrumento pedagógico, contudo relatam a necessidade de formações, compras de novos objetos e manutenção dos equipamentos já existente nas escolas. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado como referencial teorico os autores VALENTE, J.A, MORAN, José Manuel, MASETTO, AZEVEDO, A. L. P. F, PELLANDA, Nize Maria Campos. Palavras-chave: Educação, Inovação digital, Formação, Práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4022_TB1953_15102025203401.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE RODRIGUES SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE"
    "autor_email" => "jackpj41@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – NTDICs tem mostrado uma importante relevância nos resultados da aprendizagem, além de ser empregadas nas mais diversas áreas da sociedade contemporânea. Observando os resultados e a necessidade do domínio para o desenvolvimento dos educandos é indispensável o uso dessas ferramentas no campo educativo. Mas para que isso, aconteça, é necessário que os docentes estejam preparados para lidar com esses objetos. O presente trabalho objetivou – se em um estudo comparativo das práticas de ensino com as NTDICs em diferentes contextos durante e pós-pandemia em duas escolas pública de Fortaleza-Ce, identificando as necessidades de ajustes, destacando a importância do uso nos últimos anos. As NTDIC compreendem a junção de diferentes mídias (VALENTE, 2005), Para a realização do trabalho foram considerados os aspectos como a relevância que os professores conferem as tecnologias na realização de sua prática, as formas como utilizam, as relações que estabelecem com elas, e os benefícios que os alunos conquistam utilizando. Este trabalho teve um teor de fundamento bibliográfico calcado numa pesquisa qualitativa, utilizando o questionário como coleta de dados, o percurso metodológico se deu com base no trabalho de campo observando aulas e a partir de suas narrativas procurava alcançar os objetivos do estudo. Os resultados apontaram que as maiorias dos professores concordam com os benefícios do uso das NTDICs como instrumento pedagógico, contudo relatam a necessidade de formações, compras de novos objetos e manutenção dos equipamentos já existente nas escolas. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado como referencial teorico os autores VALENTE, J.A, MORAN, José Manuel, MASETTO, AZEVEDO, A. L. P. F, PELLANDA, Nize Maria Campos. Palavras-chave: Educação, Inovação digital, Formação, Práticas pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.