Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONTEXTO LATINO-AMERICANO DA PEDAGOGIA: CIÊNCIA(S), FORMAÇÃO E PROFISSÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128796
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9308
    "inscrito_id" => 20467
    "titulo" => "O CONTEXTO LATINO-AMERICANO DA PEDAGOGIA: CIÊNCIA(S), FORMAÇÃO E PROFISSÃO"
    "resumo" => "O presente ensaio teórico tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico realizado na biblioteca eletrônica da Scielo no primeiro semestre de 2025, com vistas a caracterizar as produções sobre a Pedagogia na América Latina, considerando as diferentes discussões em torno de seu estatuto como ciência e suas contribuições para a formação docente. O estudo fundamenta-se em autores como Libâneo (2009), Saviani (2021), Pimenta, Pinto e Severo (2021) e Lima e Pimenta (2023), inserindo-se na tradição crítico-dialética. O levantamento partiu do descritor “Pedagogia”, retornando inicialmente 2.001 pesquisas. Após refinamento pelo recorte temporal de 2015 a 2025 e pela seleção das áreas de Educação e Ensino, restaram 734 artigos de diversos países latino-americanos. Desses, 162 foram selecionados por abordarem a Pedagogia em suas dimensões formativas, profissionais e científicas. Os resultados apontam o Brasil como país que mais produz artigos sobre a Pedagogia e a formação de pedagogos, enquanto os demais países estendem o debate à formação de outras licenciaturas. Em comum, destaca-se a enfâse no aspecto pedagógico do ensino e da aprendizagem, evidenciando que, em muitos casos, a Pedagogia é compreendida como sinônimo de Didática, aplicada ao fazer educativo. Apesar de estudos anteriores apontarem lacunas na abordagem da Pedagogia como ciência nos cursos de formação de pedagogos no Brasil, o levantamento revela que, nesse contexto, há produções que tensionam o debate sobre sua cientificidade. Tais produções demonstram que, mesmo diante de impasses históricos e estruturais, a reflexão acadêmica brasileira resiste e avança, contribuindo para o fortalecimento de estudos sobre a Pedagogia como ciência, além de fomentar discussões sobre a regulamentação e valorização da profissão do pedagogo na América Latina, sobretudo no contexto brasileiro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20467_TB9308_30102025121913.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYARA DE SOUZA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA"
    "autor_email" => "axnayara@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128796
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9308
    "inscrito_id" => 20467
    "titulo" => "O CONTEXTO LATINO-AMERICANO DA PEDAGOGIA: CIÊNCIA(S), FORMAÇÃO E PROFISSÃO"
    "resumo" => "O presente ensaio teórico tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico realizado na biblioteca eletrônica da Scielo no primeiro semestre de 2025, com vistas a caracterizar as produções sobre a Pedagogia na América Latina, considerando as diferentes discussões em torno de seu estatuto como ciência e suas contribuições para a formação docente. O estudo fundamenta-se em autores como Libâneo (2009), Saviani (2021), Pimenta, Pinto e Severo (2021) e Lima e Pimenta (2023), inserindo-se na tradição crítico-dialética. O levantamento partiu do descritor “Pedagogia”, retornando inicialmente 2.001 pesquisas. Após refinamento pelo recorte temporal de 2015 a 2025 e pela seleção das áreas de Educação e Ensino, restaram 734 artigos de diversos países latino-americanos. Desses, 162 foram selecionados por abordarem a Pedagogia em suas dimensões formativas, profissionais e científicas. Os resultados apontam o Brasil como país que mais produz artigos sobre a Pedagogia e a formação de pedagogos, enquanto os demais países estendem o debate à formação de outras licenciaturas. Em comum, destaca-se a enfâse no aspecto pedagógico do ensino e da aprendizagem, evidenciando que, em muitos casos, a Pedagogia é compreendida como sinônimo de Didática, aplicada ao fazer educativo. Apesar de estudos anteriores apontarem lacunas na abordagem da Pedagogia como ciência nos cursos de formação de pedagogos no Brasil, o levantamento revela que, nesse contexto, há produções que tensionam o debate sobre sua cientificidade. Tais produções demonstram que, mesmo diante de impasses históricos e estruturais, a reflexão acadêmica brasileira resiste e avança, contribuindo para o fortalecimento de estudos sobre a Pedagogia como ciência, além de fomentar discussões sobre a regulamentação e valorização da profissão do pedagogo na América Latina, sobretudo no contexto brasileiro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20467_TB9308_30102025121913.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYARA DE SOUZA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA"
    "autor_email" => "axnayara@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente ensaio teórico tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico realizado na biblioteca eletrônica da Scielo no primeiro semestre de 2025, com vistas a caracterizar as produções sobre a Pedagogia na América Latina, considerando as diferentes discussões em torno de seu estatuto como ciência e suas contribuições para a formação docente. O estudo fundamenta-se em autores como Libâneo (2009), Saviani (2021), Pimenta, Pinto e Severo (2021) e Lima e Pimenta (2023), inserindo-se na tradição crítico-dialética. O levantamento partiu do descritor “Pedagogia”, retornando inicialmente 2.001 pesquisas. Após refinamento pelo recorte temporal de 2015 a 2025 e pela seleção das áreas de Educação e Ensino, restaram 734 artigos de diversos países latino-americanos. Desses, 162 foram selecionados por abordarem a Pedagogia em suas dimensões formativas, profissionais e científicas. Os resultados apontam o Brasil como país que mais produz artigos sobre a Pedagogia e a formação de pedagogos, enquanto os demais países estendem o debate à formação de outras licenciaturas. Em comum, destaca-se a enfâse no aspecto pedagógico do ensino e da aprendizagem, evidenciando que, em muitos casos, a Pedagogia é compreendida como sinônimo de Didática, aplicada ao fazer educativo. Apesar de estudos anteriores apontarem lacunas na abordagem da Pedagogia como ciência nos cursos de formação de pedagogos no Brasil, o levantamento revela que, nesse contexto, há produções que tensionam o debate sobre sua cientificidade. Tais produções demonstram que, mesmo diante de impasses históricos e estruturais, a reflexão acadêmica brasileira resiste e avança, contribuindo para o fortalecimento de estudos sobre a Pedagogia como ciência, além de fomentar discussões sobre a regulamentação e valorização da profissão do pedagogo na América Latina, sobretudo no contexto brasileiro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.