O CONTEXTO LATINO-AMERICANO DA PEDAGOGIA: CIÊNCIA(S), FORMAÇÃO E PROFISSÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128796 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9308 "inscrito_id" => 20467 "titulo" => "O CONTEXTO LATINO-AMERICANO DA PEDAGOGIA: CIÊNCIA(S), FORMAÇÃO E PROFISSÃO" "resumo" => "O presente ensaio teórico tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico realizado na biblioteca eletrônica da Scielo no primeiro semestre de 2025, com vistas a caracterizar as produções sobre a Pedagogia na América Latina, considerando as diferentes discussões em torno de seu estatuto como ciência e suas contribuições para a formação docente. O estudo fundamenta-se em autores como Libâneo (2009), Saviani (2021), Pimenta, Pinto e Severo (2021) e Lima e Pimenta (2023), inserindo-se na tradição crítico-dialética. O levantamento partiu do descritor “Pedagogia”, retornando inicialmente 2.001 pesquisas. Após refinamento pelo recorte temporal de 2015 a 2025 e pela seleção das áreas de Educação e Ensino, restaram 734 artigos de diversos países latino-americanos. Desses, 162 foram selecionados por abordarem a Pedagogia em suas dimensões formativas, profissionais e científicas. Os resultados apontam o Brasil como país que mais produz artigos sobre a Pedagogia e a formação de pedagogos, enquanto os demais países estendem o debate à formação de outras licenciaturas. Em comum, destaca-se a enfâse no aspecto pedagógico do ensino e da aprendizagem, evidenciando que, em muitos casos, a Pedagogia é compreendida como sinônimo de Didática, aplicada ao fazer educativo. Apesar de estudos anteriores apontarem lacunas na abordagem da Pedagogia como ciência nos cursos de formação de pedagogos no Brasil, o levantamento revela que, nesse contexto, há produções que tensionam o debate sobre sua cientificidade. Tais produções demonstram que, mesmo diante de impasses históricos e estruturais, a reflexão acadêmica brasileira resiste e avança, contribuindo para o fortalecimento de estudos sobre a Pedagogia como ciência, além de fomentar discussões sobre a regulamentação e valorização da profissão do pedagogo na América Latina, sobretudo no contexto brasileiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20467_TB9308_30102025121913.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYARA DE SOUZA COSTA" "autor_nome_curto" => "NAYARA" "autor_email" => "axnayara@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128796 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9308 "inscrito_id" => 20467 "titulo" => "O CONTEXTO LATINO-AMERICANO DA PEDAGOGIA: CIÊNCIA(S), FORMAÇÃO E PROFISSÃO" "resumo" => "O presente ensaio teórico tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico realizado na biblioteca eletrônica da Scielo no primeiro semestre de 2025, com vistas a caracterizar as produções sobre a Pedagogia na América Latina, considerando as diferentes discussões em torno de seu estatuto como ciência e suas contribuições para a formação docente. O estudo fundamenta-se em autores como Libâneo (2009), Saviani (2021), Pimenta, Pinto e Severo (2021) e Lima e Pimenta (2023), inserindo-se na tradição crítico-dialética. O levantamento partiu do descritor “Pedagogia”, retornando inicialmente 2.001 pesquisas. Após refinamento pelo recorte temporal de 2015 a 2025 e pela seleção das áreas de Educação e Ensino, restaram 734 artigos de diversos países latino-americanos. Desses, 162 foram selecionados por abordarem a Pedagogia em suas dimensões formativas, profissionais e científicas. Os resultados apontam o Brasil como país que mais produz artigos sobre a Pedagogia e a formação de pedagogos, enquanto os demais países estendem o debate à formação de outras licenciaturas. Em comum, destaca-se a enfâse no aspecto pedagógico do ensino e da aprendizagem, evidenciando que, em muitos casos, a Pedagogia é compreendida como sinônimo de Didática, aplicada ao fazer educativo. Apesar de estudos anteriores apontarem lacunas na abordagem da Pedagogia como ciência nos cursos de formação de pedagogos no Brasil, o levantamento revela que, nesse contexto, há produções que tensionam o debate sobre sua cientificidade. Tais produções demonstram que, mesmo diante de impasses históricos e estruturais, a reflexão acadêmica brasileira resiste e avança, contribuindo para o fortalecimento de estudos sobre a Pedagogia como ciência, além de fomentar discussões sobre a regulamentação e valorização da profissão do pedagogo na América Latina, sobretudo no contexto brasileiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20467_TB9308_30102025121913.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYARA DE SOUZA COSTA" "autor_nome_curto" => "NAYARA" "autor_email" => "axnayara@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }