Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FÍSICA APLICADA: PROTÓTIPOS DE TRATAMENTO ACÚSTICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - TRANSFORMANDO PROBLEMAS EM OBJETO DE ESTUDO CONCEITUAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No presente trabalho apresentamos o uso da Física como ferramenta de investigação científica para solucionar o problema da falta de isolamento acústico em ambientes cujo nível de ruído deveria ser bem menor, por meio do estudo do ruído e das ondas sonoras, e aplicação dos princípios físicos no tratamento acústico das salas de aula. Este projeto foi aplicado em uma escola pública da região metropolitana do Recife, voltado para turmas do segundo ano do ensino médio. Alinhado à Formação Geral Básica (FGB) de Pernambuco, o projeto desenvolve habilidades da BNCC e competências específicas para analisar propriedades de ondulatória, avaliando sua aplicabilidade e propondo soluções seguras e sustentáveis. Além disso, visa melhorar o ambiente de ensino, a aprendizagem, a didática e os aspectos psicológicos. O método utilizado incluiu a construção de protótipos de isoladores acústicos adaptados ao contexto escolar e a investigação acerca das fontes dos ruídos que chegam às salas de aula, além de medições de ruído em diferentes pontos da escola e da avenida, utilizando um aplicativo decibelímetro que foi instalado no smartphone dos alunos. Este estudo fundamenta-se na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Nessa abordagem, o aluno é incentivado a participar ativamente do processo de ensino/aprendizagem, refletindo, questionando, discutindo, manipulando aparatos e aplicativos de medição experimental, ao invés de apenas receber informações de forma passiva. Ao estabelecer conexões entre novos conteúdos e conhecimentos previamente assimilados, essa metodologia favoreceu uma compreensão mais aprofundada e estruturada dos conceitos estudados. Dessa maneira, tanto alunos quanto professores passaram a perceber que podem influenciar e transformar o ambiente em que vivem, a partir da interação, avaliação e desenvolvimento mostrados na sala de aula, tornando evidente que os desafios enfrentados no contexto escolar podem servir como oportunidade para a construção de um ambiente de aprendizagem mais significativo e consciente.

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