Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESPERTANDO LEITORES: MEDIAÇÃO E BIBLIOTECAS VIVAS NO PROJETO CAMARAGIBE QUE LÊ

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O incentivo à leitura na escola é essencial para a formação de leitores críticos e autônomos. No entanto, muitas bibliotecas escolares são subutilizadas, e as práticas de mediação da leitura nem sempre fazem parte do cotidiano dos estudantes. O projeto Camaragibe que Lê, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Camaragibe em parceria com o Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), busca reverter esse cenário, promovendo ações que aproximam as crianças do livro, fortalecem a biblioteca como um espaço vivo de aprendizagem e envolvem toda a comunidade escolar no processo. Como parte da experiência, cada monitor atuava em duas escolas, realizando atividades de mediação de leitura, incentivando o uso das bibliotecas e auxiliando na exploração dos acervos disponíveis. A experiência foi desenvolvida a partir de visitas às escolas, observação das práticas pedagógicas e registros descritivos. A fundamentação teórica se apoia em Soares (2003), que defende a indissociabilidade entre alfabetização e letramento, destacando que a leitura deve ir além da decodificação e ser inserida em práticas sociais significativas. Também considera as contribuições de Colomer (2016), que enfatiza a mediação da leitura, e de Bajour (2012), que discute a importância do diálogo para o êxito no trabalho com a literatura literária. Os resultados apontam maior engajamento das crianças e da comunidade, fortalecimento das práticas de mediação pelos professores, um uso mais significativo dos acervos escolares e um novo olhar sobre o papel da biblioteca. O projeto evidencia que a leitura, quando incentivada de forma significativa e coletiva, amplia o repertório cultural dos estudantes e contribui para uma educação mais equitativa e democrática.

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