A UTILIZAÇÃO DAS OBRAS “AVATAR: A LENDA DE KORRA” E “AVATAR: O ÚLTIMO MESTRE DO AR” COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM PARA A COMPREENSÃO DOS ESTADOS FISÍCOS DA MATÉRIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125741 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1966 "inscrito_id" => 3187 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS OBRAS “AVATAR: A LENDA DE KORRA” E “AVATAR: O ÚLTIMO MESTRE DO AR” COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM PARA A COMPREENSÃO DOS ESTADOS FISÍCOS DA MATÉRIA" "resumo" => "O presente trabalho investiga a utilização das obras Avatar: A Lenda de Korra e Avatar: O Último Mestre do Ar como recursos didáticos no ensino de Química, com foco na compreensão dos estados físicos da matéria. A proposta é usar cenas selecionadas dessas animações para ilustrar conceitos como sólido, líquido e gasoso, de maneira dinâmica e visualmente atraente. O método consiste em uma pesquisa aplicada em sala de aula, na qual os alunos assistem a recortes de cenas das obras que exemplificam de forma criativa os fenômenos relacionados aos estados físicos, como mudanças de fase e propriedades da matéria. A avaliação do entendimento dos alunos será feita por meio de uma prova, com questões relacionadas aos conteúdos abordados nas cenas e na teoria apresentada. Além disso, será aplicado um questionário de feedback ao grupo experimental para avaliar a percepção dos alunos sobre a utilização desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem. O referencial teórico-metodológico baseia-se no uso de recursos audiovisuais e animações como ferramentas pedagógicas, evidenciando o potencial das obras audiovisuais no ensino de Química, principalmente no que diz respeito ao engajamento e à compreensão de conceitos químicos. Espera-se que a utilização das obras contribua para uma compreensão mais concreta e interativa dos estados físicos da matéria, tornando o aprendizado mais envolvente e acessível aos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3187_TB1966_30102025115749.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EXPEDITO CASSIO ROQUE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CASSIO ROQUE" "autor_email" => "expeditocassioroquedeoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125741 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1966 "inscrito_id" => 3187 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS OBRAS “AVATAR: A LENDA DE KORRA” E “AVATAR: O ÚLTIMO MESTRE DO AR” COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM PARA A COMPREENSÃO DOS ESTADOS FISÍCOS DA MATÉRIA" "resumo" => "O presente trabalho investiga a utilização das obras Avatar: A Lenda de Korra e Avatar: O Último Mestre do Ar como recursos didáticos no ensino de Química, com foco na compreensão dos estados físicos da matéria. A proposta é usar cenas selecionadas dessas animações para ilustrar conceitos como sólido, líquido e gasoso, de maneira dinâmica e visualmente atraente. O método consiste em uma pesquisa aplicada em sala de aula, na qual os alunos assistem a recortes de cenas das obras que exemplificam de forma criativa os fenômenos relacionados aos estados físicos, como mudanças de fase e propriedades da matéria. A avaliação do entendimento dos alunos será feita por meio de uma prova, com questões relacionadas aos conteúdos abordados nas cenas e na teoria apresentada. Além disso, será aplicado um questionário de feedback ao grupo experimental para avaliar a percepção dos alunos sobre a utilização desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem. O referencial teórico-metodológico baseia-se no uso de recursos audiovisuais e animações como ferramentas pedagógicas, evidenciando o potencial das obras audiovisuais no ensino de Química, principalmente no que diz respeito ao engajamento e à compreensão de conceitos químicos. Espera-se que a utilização das obras contribua para uma compreensão mais concreta e interativa dos estados físicos da matéria, tornando o aprendizado mais envolvente e acessível aos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3187_TB1966_30102025115749.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EXPEDITO CASSIO ROQUE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CASSIO ROQUE" "autor_email" => "expeditocassioroquedeoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }