ELABORAÇÃO DE CARTILHA DIDÁTICA SOBRE A CAATINGA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127091 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5129 "inscrito_id" => 7101 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE CARTILHA DIDÁTICA SOBRE A CAATINGA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, caracterizando-se por uma biodiversidade rica e com presença de muitas espécies endêmicas e adaptadas às condições áridas do semiárido. No entanto, enfrenta desafios ambientais como o desmatamento e a desertificação, que ameaçam seus ecossistemas e as comunidades que dele dependem. Diante desse cenário, o ensino de Geografia pode ser uma importante aliada na sensibilização para a urgência de conservação deste bioma. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma cartilha didática com informações acessíveis sobre a Caatinga para auxiliar no ensino de Geografia nas séries finais do ensino fundamental. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, organizada em três etapas principais: (1) levantamento bibliográfico, com pesquisas sobre educação ambiental e o bioma da Caatinga; (2) desenvolvimento do conteúdo, priorizando uma linguagem acessível e recursos ilustrativos adequados ao público-alvo; e (3) diagramação e design gráfico, utilizando a plataforma Canva para criar um material visualmente atrativo e de fácil compreensão. Os resultados apontaram que a cartilha educativa é um recurso didático relevante para o ensino de Geografia e tem potencial para fortalecer a consciência ecológica, incentivando práticas sustentáveis e valorização do bioma. Dessa forma, o material elaborado não apenas transmite informações, mas também promove o engajamento na conservação da Caatinga, favorecendo uma maior conexão dos estudantes com o bioma e sua sustentabilidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7101_TB5129_30102025220206.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL OLIVEIRA GOMES SILVA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.gomes@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127091 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5129 "inscrito_id" => 7101 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE CARTILHA DIDÁTICA SOBRE A CAATINGA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, caracterizando-se por uma biodiversidade rica e com presença de muitas espécies endêmicas e adaptadas às condições áridas do semiárido. No entanto, enfrenta desafios ambientais como o desmatamento e a desertificação, que ameaçam seus ecossistemas e as comunidades que dele dependem. Diante desse cenário, o ensino de Geografia pode ser uma importante aliada na sensibilização para a urgência de conservação deste bioma. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma cartilha didática com informações acessíveis sobre a Caatinga para auxiliar no ensino de Geografia nas séries finais do ensino fundamental. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, organizada em três etapas principais: (1) levantamento bibliográfico, com pesquisas sobre educação ambiental e o bioma da Caatinga; (2) desenvolvimento do conteúdo, priorizando uma linguagem acessível e recursos ilustrativos adequados ao público-alvo; e (3) diagramação e design gráfico, utilizando a plataforma Canva para criar um material visualmente atrativo e de fácil compreensão. Os resultados apontaram que a cartilha educativa é um recurso didático relevante para o ensino de Geografia e tem potencial para fortalecer a consciência ecológica, incentivando práticas sustentáveis e valorização do bioma. Dessa forma, o material elaborado não apenas transmite informações, mas também promove o engajamento na conservação da Caatinga, favorecendo uma maior conexão dos estudantes com o bioma e sua sustentabilidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7101_TB5129_30102025220206.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL OLIVEIRA GOMES SILVA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.gomes@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }