Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PROFISSIONALIZAÇÃO E A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As lutas em defesa da Reforma Agrária popular consubstanciadas em práticas político-pedagógicas vivenciadas na realização do processo organizativo dos movimentos sociais do campo. Esses componentes foram tomados como subsídios para a elaboração de um projeto educativo em diálogo com diferentes matrizes pedagógicas, no qual professores e professoras assumem papel social também singular, alinhado às especificidades que representam enfrentamentos ao paradigma da escola rural. Docentes da escola do campo convivem com carências históricas nas escolas relacionadas a infraestrutura, acesso a materiais didático-pedagógicos, quadro de docentes insuficiente, dentre outras, levando à dificuldades na realização do trabalho cotidiano e na implementação do político-pedagógico próprio da Educação do Campo, exigindo que a ação profissional seja indissociável da ação militante, compondo uma identidade profissional singular que para ser valorizada requer condições de trabalho, remuneração e carreira sintonizadas com esses desafios, tendo em vista a profissionalização e a profissionalidade. As legislações que tratam a respeito da Educação do Campo têm considerado a vida no campo em vários aspectos e, dentre esses, o reconhecimento da profissionalidade docente do Campo como parte do histórico ativo na luta por uma Educação do Campo. Incluindo essa modalidade de ensino considerando as populações que vivem no contexto rural, partindo de uma perspectiva de ensino escolar que esteja pautada no seu próprio território e na valorização dos seus saberes, percebendo assim uma educação libertadora.

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