MODELAGEM DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE OS MANGUEZAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126287 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3163 "inscrito_id" => 537 "titulo" => "MODELAGEM DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE OS MANGUEZAIS" "resumo" => "O artigo destaca a modelagem didática sobre o manguezal e promove reflexão a partir do uso deste recurso para sensibilizar alunos e público em geral sobre a temática. A confecção e aplicação foi realizada por graduandos em licenciatura em Ciências Biológicas do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís Monte Castelo. Este ecossistema representado por espécies botânicas dos gêneros Rhizophora, Avicennia e Laguncularia, presentes no território brasileiro e, em especial, no estado do Maranhão, são de extrema importância para o equilíbrio ecológico, responsáveis por diversos serviços ambientais, como a proteção das costas e da biodiversidade. A maquete foi produzida no mês de setembro de 2024 e tem como foco as espécies vegetais típicas e utilizou materiais como, palito de churrasco, rolo de papel filme, esponja de banho, barbante, eva, isopor e tinta. Foi utilizada como recurso no evento XXI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em setembro de 2024 e, em uma microaula durante a disciplina de Didática em fevereiro de 2025. Em ambas as oportunidades objetivamos proporcionar aos alunos e visitantes do evento uma forma prática e visual de aprender sobre as características morfológicas das espécies vegetais, suas adaptações e funções ecológicas. A maquete, ao representar as plantas de maneira tridimensional, facilitou a compreensão dos alunos sobre as diferenças entre os gêneros, como a disposição das raízes e estruturas caulinares. Durante a aula, os alunos puderam observar as espécies, promovendo uma abordagem mais dinâmica e interativa. A maquete também ajudou a estimular a reflexão sobre a importância dos manguezais para a biodiversidade e a preservação ambiental. Ao integrar a modelagem na metodologia de ensino, favoreceu a aprendizagem ativa e colaborativa, incentivando o público a aprofundarem o entendimento sobre a relevância ecológica desses ecossistemas e a necessidade urgente de sua conservação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID537_TB3163_30102025110013.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEMERVAL ARTUR DE ARAUJO COSTA" "autor_nome_curto" => "DEMERVAL COSTA" "autor_email" => "demervalarturac@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126287 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3163 "inscrito_id" => 537 "titulo" => "MODELAGEM DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE OS MANGUEZAIS" "resumo" => "O artigo destaca a modelagem didática sobre o manguezal e promove reflexão a partir do uso deste recurso para sensibilizar alunos e público em geral sobre a temática. A confecção e aplicação foi realizada por graduandos em licenciatura em Ciências Biológicas do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís Monte Castelo. Este ecossistema representado por espécies botânicas dos gêneros Rhizophora, Avicennia e Laguncularia, presentes no território brasileiro e, em especial, no estado do Maranhão, são de extrema importância para o equilíbrio ecológico, responsáveis por diversos serviços ambientais, como a proteção das costas e da biodiversidade. A maquete foi produzida no mês de setembro de 2024 e tem como foco as espécies vegetais típicas e utilizou materiais como, palito de churrasco, rolo de papel filme, esponja de banho, barbante, eva, isopor e tinta. Foi utilizada como recurso no evento XXI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em setembro de 2024 e, em uma microaula durante a disciplina de Didática em fevereiro de 2025. Em ambas as oportunidades objetivamos proporcionar aos alunos e visitantes do evento uma forma prática e visual de aprender sobre as características morfológicas das espécies vegetais, suas adaptações e funções ecológicas. A maquete, ao representar as plantas de maneira tridimensional, facilitou a compreensão dos alunos sobre as diferenças entre os gêneros, como a disposição das raízes e estruturas caulinares. Durante a aula, os alunos puderam observar as espécies, promovendo uma abordagem mais dinâmica e interativa. A maquete também ajudou a estimular a reflexão sobre a importância dos manguezais para a biodiversidade e a preservação ambiental. Ao integrar a modelagem na metodologia de ensino, favoreceu a aprendizagem ativa e colaborativa, incentivando o público a aprofundarem o entendimento sobre a relevância ecológica desses ecossistemas e a necessidade urgente de sua conservação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID537_TB3163_30102025110013.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEMERVAL ARTUR DE ARAUJO COSTA" "autor_nome_curto" => "DEMERVAL COSTA" "autor_email" => "demervalarturac@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }