PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E CONSCIENTE DO LIXO NO ÂMBITO DO INSTITUTO INSIKIRAN DE FORMAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA - UFRR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125792 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2077 "inscrito_id" => 8240 "titulo" => "PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E CONSCIENTE DO LIXO NO ÂMBITO DO INSTITUTO INSIKIRAN DE FORMAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA - UFRR" "resumo" => "O Instituto Insikiran é uma instituição que atende os povos indígenas do estado de Roraima com o propósito de oferecer formação acadêmica e profissional de maneira intercultural, faz parte da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Espaço de formação superior indígena do estado, tem a responsabilidade de fomentar sobre a importância de conscientização ambiental e cultural. O presente trabalho teve por objetivo adotar práticas de conscientização sobre a produção de lixo e as formas de descarte no Insikiran, acerca da importância de não jogar lixo no chão e de adotar práticas responsáveis no descarte de resíduos, contribuindo para a preservação do ambiente acadêmico. Em busca de métodos alternativos para a conscientização, foram realizadas algumas ações como palestras, conversas com professores, alunos e funcionários, placas educativas, lixeiras personalizadas, e uma campanha nas salas de aula, sobre a importância de jogar o lixo em locais adequados. Foram utilizados materiais como, lixeiras, sacos plásticos, cartolinas, hidrocor e tinta, além de bibliografia especializada. Ao final observou-se que houve interação e participação nas atividades. Notou-se também que muitos discentes mudaram sua concepção negativa sobre a prática do descarte do lixo, como exemplo, não jogar uma casca de bala no chão e descartar no local correto. A atividade prática foi bastante positiva, agregando conhecimentos, valores, habilidades e atitudes voltados para a conservação do ambiente. Ações simples, como não jogar lixo no chão e utilizar adequadamente as lixeiras e os pontos de coleta, teve um impacto positivo não apenas dentro do Insikiran, mas também fora dele, incentivando os acadêmicos indígenas a replicarem esse comportamento em suas comunidades, servindo como exemplo e divulgando aos demais, novos valores adquiridos, fazendo dessa forma uma ação multiplicadora. Nesse sentido foram produzidos materiais educativos com folder e cartilhas para serem distribuídos no Instituto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8240_TB2077_21102025155615.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "fpssouza190@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125792 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2077 "inscrito_id" => 8240 "titulo" => "PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E CONSCIENTE DO LIXO NO ÂMBITO DO INSTITUTO INSIKIRAN DE FORMAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA - UFRR" "resumo" => "O Instituto Insikiran é uma instituição que atende os povos indígenas do estado de Roraima com o propósito de oferecer formação acadêmica e profissional de maneira intercultural, faz parte da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Espaço de formação superior indígena do estado, tem a responsabilidade de fomentar sobre a importância de conscientização ambiental e cultural. O presente trabalho teve por objetivo adotar práticas de conscientização sobre a produção de lixo e as formas de descarte no Insikiran, acerca da importância de não jogar lixo no chão e de adotar práticas responsáveis no descarte de resíduos, contribuindo para a preservação do ambiente acadêmico. Em busca de métodos alternativos para a conscientização, foram realizadas algumas ações como palestras, conversas com professores, alunos e funcionários, placas educativas, lixeiras personalizadas, e uma campanha nas salas de aula, sobre a importância de jogar o lixo em locais adequados. Foram utilizados materiais como, lixeiras, sacos plásticos, cartolinas, hidrocor e tinta, além de bibliografia especializada. Ao final observou-se que houve interação e participação nas atividades. Notou-se também que muitos discentes mudaram sua concepção negativa sobre a prática do descarte do lixo, como exemplo, não jogar uma casca de bala no chão e descartar no local correto. A atividade prática foi bastante positiva, agregando conhecimentos, valores, habilidades e atitudes voltados para a conservação do ambiente. Ações simples, como não jogar lixo no chão e utilizar adequadamente as lixeiras e os pontos de coleta, teve um impacto positivo não apenas dentro do Insikiran, mas também fora dele, incentivando os acadêmicos indígenas a replicarem esse comportamento em suas comunidades, servindo como exemplo e divulgando aos demais, novos valores adquiridos, fazendo dessa forma uma ação multiplicadora. Nesse sentido foram produzidos materiais educativos com folder e cartilhas para serem distribuídos no Instituto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8240_TB2077_21102025155615.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "fpssouza190@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }