CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO LEPEM NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125811 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2108 "inscrito_id" => 9524 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO LEPEM NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO" "resumo" => "O presente estudo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de iniciação científica inserida no projeto de pesquisa “LEPEM – Laboratório de ensino, pesquisa e extensão em matemática”. O objetivo dessa proposta é analisar as contribuições e desafios do LEPEM na formação do conceito de razões trigonométricas no triângulo retângulo. Buscando compreender essa temática, o presente estudo apresenta o seguinte problema de pesquisa: Quais as contribuições e desafios de um laboratório de matemática ancorado no tripé ensino, pesquisa e extensão? O pressuposto básico sob o qual se assenta a nossa proposta é capaz de responder à questão formulada é que é possível integrar o ensino, a pesquisa, e a extensão nas ações de um laboratório de matemática. Para alcançar esse objetivo, o estudo em questão buscou integrar suas ações ao estágio supervisionado, ao projeto de extensão “Centro de ensino em matemática” e ao projeto de pesquisa citado anteriormente. O delineamento metodológico adotado foi a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre laboratório de ensino em matemática; e a realização de um experimento didático - formativo numa turma de 9º ano de uma escola pública da cidade de Iporá, visando a formação do conceito de razões trigonométricas no triângulo retângulo. Para isso, a pesquisa utilizou alguns dos objetos pedagógicos do LEPEM. Acredita-se que a presente proposta possibilitou maior integração do conhecimento matemático com a pesquisa, ensino e extensão, entendendo que é inconcebível que um bom curso de formação de professores de matemática não tenha laboratórios, e principalmente que não apresente o tripé da universidade como eixo central em suas ações. Ressalta-se ainda, que a pesquisa contribuiu na relação universidade/educação básica/comunidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9524_TB2108_30102025233157.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE ATAIDES FERREIRA MORAES" "autor_nome_curto" => "RAYANE" "autor_email" => "rayaneferreira1089@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125811 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2108 "inscrito_id" => 9524 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO LEPEM NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO" "resumo" => "O presente estudo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de iniciação científica inserida no projeto de pesquisa “LEPEM – Laboratório de ensino, pesquisa e extensão em matemática”. O objetivo dessa proposta é analisar as contribuições e desafios do LEPEM na formação do conceito de razões trigonométricas no triângulo retângulo. Buscando compreender essa temática, o presente estudo apresenta o seguinte problema de pesquisa: Quais as contribuições e desafios de um laboratório de matemática ancorado no tripé ensino, pesquisa e extensão? O pressuposto básico sob o qual se assenta a nossa proposta é capaz de responder à questão formulada é que é possível integrar o ensino, a pesquisa, e a extensão nas ações de um laboratório de matemática. Para alcançar esse objetivo, o estudo em questão buscou integrar suas ações ao estágio supervisionado, ao projeto de extensão “Centro de ensino em matemática” e ao projeto de pesquisa citado anteriormente. O delineamento metodológico adotado foi a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre laboratório de ensino em matemática; e a realização de um experimento didático - formativo numa turma de 9º ano de uma escola pública da cidade de Iporá, visando a formação do conceito de razões trigonométricas no triângulo retângulo. Para isso, a pesquisa utilizou alguns dos objetos pedagógicos do LEPEM. Acredita-se que a presente proposta possibilitou maior integração do conhecimento matemático com a pesquisa, ensino e extensão, entendendo que é inconcebível que um bom curso de formação de professores de matemática não tenha laboratórios, e principalmente que não apresente o tripé da universidade como eixo central em suas ações. Ressalta-se ainda, que a pesquisa contribuiu na relação universidade/educação básica/comunidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9524_TB2108_30102025233157.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE ATAIDES FERREIRA MORAES" "autor_nome_curto" => "RAYANE" "autor_email" => "rayaneferreira1089@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }