PROJETO DE ENSINO: APRENDIZAGEM COLABORATIVA NAS DISCIPLINAS DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA QUÍMICA E FUNDAMENTOS DE CÁLCULO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125988 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2490 "inscrito_id" => 9888 "titulo" => "PROJETO DE ENSINO: APRENDIZAGEM COLABORATIVA NAS DISCIPLINAS DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA QUÍMICA E FUNDAMENTOS DE CÁLCULO" "resumo" => "A análise de experiências anteriores mostra que o desempenho dos alunos do primeiro período de Engenharia Química nas disciplinas de Introdução à Engenharia Química e Fundamentos de Cálculo é prejudicado pela diversidade em suas formações prévias. No ensino superior, os estudantes chegam com bagagens bastante distintas, o que exige estratégias para nivelar seus conhecimentos. Estudos apontam que a aprendizagem colaborativa é uma abordagem eficaz para lidar com essa diversidade, promovendo a interdependência positiva entre os alunos e aprimorando suas habilidades cognitivas e sociais (Gillies, 2007; Johnson et al., 2014; Laal & Ghodsi, 2012). O projeto proposto visa não apenas melhorar o desempenho acadêmico, mas também desenvolver competências interpessoais, como comunicação, liderança e trabalho em equipe, por meio da formação de grupos heterogêneos. Esses grupos são coordenados por líderes e supervisionados por monitores bolsistas, que oferecem suporte na organização, elaboração de materiais e resolução de dificuldades acadêmicas e logísticas, garantindo um acompanhamento mais próximo e efetivo. Este projeto gerou um impacto significativo nas disciplinas envolvidas, pois permitiu a identificação de dificuldades específicas enfrentadas por alguns alunos e a busca por soluções personalizadas para superá-las. Além disso, contribuiu para o desenvolvimento das habilidades pedagógicas dos líderes, fortalecendo não apenas seu senso de responsabilidade, mas também sua capacidade de orientar e inspirar. Para os liderados, o projeto promoveu um maior acolhimento e senso de pertencimento, criando um ambiente de apoio mútuo. Dessa forma, tornou-se evidente o impacto positivo da aprendizagem colaborativa no contexto universitário, destacando sua eficácia em melhorar o desempenho acadêmico e a interação entre os estudantes. Tais resultados reforçam a necessidade de replicar metodologias semelhantes em outras instituições, como uma estratégia para mitigar os desafios enfrentados pelos alunos, reduzir as taxas de evasão universitária e promover uma formação mais inclusiva e integrada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9888_TB2490_29102025112256.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAULO FERNANDO DOS SANTOS VIDAL" "autor_nome_curto" => "SAULO" "autor_email" => "saulo.vidal@ifnmg.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125988 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2490 "inscrito_id" => 9888 "titulo" => "PROJETO DE ENSINO: APRENDIZAGEM COLABORATIVA NAS DISCIPLINAS DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA QUÍMICA E FUNDAMENTOS DE CÁLCULO" "resumo" => "A análise de experiências anteriores mostra que o desempenho dos alunos do primeiro período de Engenharia Química nas disciplinas de Introdução à Engenharia Química e Fundamentos de Cálculo é prejudicado pela diversidade em suas formações prévias. No ensino superior, os estudantes chegam com bagagens bastante distintas, o que exige estratégias para nivelar seus conhecimentos. Estudos apontam que a aprendizagem colaborativa é uma abordagem eficaz para lidar com essa diversidade, promovendo a interdependência positiva entre os alunos e aprimorando suas habilidades cognitivas e sociais (Gillies, 2007; Johnson et al., 2014; Laal & Ghodsi, 2012). O projeto proposto visa não apenas melhorar o desempenho acadêmico, mas também desenvolver competências interpessoais, como comunicação, liderança e trabalho em equipe, por meio da formação de grupos heterogêneos. Esses grupos são coordenados por líderes e supervisionados por monitores bolsistas, que oferecem suporte na organização, elaboração de materiais e resolução de dificuldades acadêmicas e logísticas, garantindo um acompanhamento mais próximo e efetivo. Este projeto gerou um impacto significativo nas disciplinas envolvidas, pois permitiu a identificação de dificuldades específicas enfrentadas por alguns alunos e a busca por soluções personalizadas para superá-las. Além disso, contribuiu para o desenvolvimento das habilidades pedagógicas dos líderes, fortalecendo não apenas seu senso de responsabilidade, mas também sua capacidade de orientar e inspirar. Para os liderados, o projeto promoveu um maior acolhimento e senso de pertencimento, criando um ambiente de apoio mútuo. Dessa forma, tornou-se evidente o impacto positivo da aprendizagem colaborativa no contexto universitário, destacando sua eficácia em melhorar o desempenho acadêmico e a interação entre os estudantes. Tais resultados reforçam a necessidade de replicar metodologias semelhantes em outras instituições, como uma estratégia para mitigar os desafios enfrentados pelos alunos, reduzir as taxas de evasão universitária e promover uma formação mais inclusiva e integrada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9888_TB2490_29102025112256.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAULO FERNANDO DOS SANTOS VIDAL" "autor_nome_curto" => "SAULO" "autor_email" => "saulo.vidal@ifnmg.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }