DIFICULDADES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR NO CAA - UFPE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126102 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2733 "inscrito_id" => 9066 "titulo" => "DIFICULDADES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR NO CAA - UFPE" "resumo" => "Este trabalho e? uma pesquisa qualitativa. Investiga os desafios na aprendizagem de matemática para estudantes iniciantes no Ensino Superior do Campus Acade?mico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Caruaru - PE. Busca compreender as dificuldades de interação e compreensão das rotinas pedagógicas experimentadas pelos estudantes na relação com as disciplinas exatas. Foram aplicados dois questionários: o primeiro com os estudantes, essa pesquisa foi de fundamental importância para que compreendêssemos de onde vem os motivos dos de?ficits de aprendizagem e os desafios enfrentados pelos calouros desse campus, em seu primeiro semestre na universidade, visto que observamos alguns problemas, desde muitas informações no ini?cio, ate? uma didática mais complexa. Buscamos não somente a visa?o dos discentes, mas tambe?m a percepção dos docentes através da aplicação do segundo questionário. Ha? uma se?rie de fatores que sa?o prejudiciais e que influenciam na aprendizagem dos alunos que adentram no ensino superior com uma defasagem enorme de conteu?dos básicos da matemática. Nossa investigação busca compreender os fatores determinantes entorno da questão problema, para que assim de maneira aprofundada possamos chegar a uma conclusão mais justa desses fatores levantados. Através de uma diálogo com alguns teóricos que abordam essa temática como: Masola (2014), Allevato (2014), Savioli (2013), Cunha (2001), entre outros pesquisadores. Objetivando apresentar instrumentais possíveis de uma abordagem que possa contribuir na superação dos diversos obstáculos vivenciados na sala de aula pelos ingressantes no Curso de Licenciatura em Matemática, promovendo uma abordagem eficaz ao ensino da matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9066_TB2733_30102025202423.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS NEVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JONAS" "autor_email" => "jonas.neves@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126102 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2733 "inscrito_id" => 9066 "titulo" => "DIFICULDADES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR NO CAA - UFPE" "resumo" => "Este trabalho e? uma pesquisa qualitativa. Investiga os desafios na aprendizagem de matemática para estudantes iniciantes no Ensino Superior do Campus Acade?mico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Caruaru - PE. Busca compreender as dificuldades de interação e compreensão das rotinas pedagógicas experimentadas pelos estudantes na relação com as disciplinas exatas. Foram aplicados dois questionários: o primeiro com os estudantes, essa pesquisa foi de fundamental importância para que compreendêssemos de onde vem os motivos dos de?ficits de aprendizagem e os desafios enfrentados pelos calouros desse campus, em seu primeiro semestre na universidade, visto que observamos alguns problemas, desde muitas informações no ini?cio, ate? uma didática mais complexa. Buscamos não somente a visa?o dos discentes, mas tambe?m a percepção dos docentes através da aplicação do segundo questionário. Ha? uma se?rie de fatores que sa?o prejudiciais e que influenciam na aprendizagem dos alunos que adentram no ensino superior com uma defasagem enorme de conteu?dos básicos da matemática. Nossa investigação busca compreender os fatores determinantes entorno da questão problema, para que assim de maneira aprofundada possamos chegar a uma conclusão mais justa desses fatores levantados. Através de uma diálogo com alguns teóricos que abordam essa temática como: Masola (2014), Allevato (2014), Savioli (2013), Cunha (2001), entre outros pesquisadores. Objetivando apresentar instrumentais possíveis de uma abordagem que possa contribuir na superação dos diversos obstáculos vivenciados na sala de aula pelos ingressantes no Curso de Licenciatura em Matemática, promovendo uma abordagem eficaz ao ensino da matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9066_TB2733_30102025202423.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS NEVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JONAS" "autor_email" => "jonas.neves@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }