INCLUSÃO EDUCACIONAL E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS – ANÁLISE DOS DESAFIOS E ADAPTAÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEDORES
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Nesse contexto, traz-se neste trabalho um relato de experiência a partir do desenvolvimento do curso de extensão “Formação de Ledores: Tecnologias Assistivas para Alunos com Deficiência Visual”, promovido pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) em parceria com o Núcleo de Acessibilidade, o qual tinha como objetivo capacitar profissionais da educação e a comunidade acadêmica, fomentando conhecimentos essenciais sobre adaptação de materiais pedagógicos e o uso de tecnologias assistivas. Para tanto, com o intuito de atingir esse propósito, traz-se uma abordagem descritiva, contemplando a abordagem metodológica adotada na formação supracitada que teve início com um diagnóstico preliminar, realizado por meio de formulários eletrônicos (Google Forms), o qual permitiu identificar as principais dificuldades dos cursistas, sobretudo o manuseio de ferramentas tecnológicas básicas, como o pacote Office e navegadores da web. 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