Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL I A PARTIR DO TRABALHO COM RESÍDUOS SÓLIDOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As estratégias lúdicas podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental I a partir do trabalho com materiais reciclados de resíduos sólidos desempenhando um papel fundamental na educação de crianças. Ao se trabalhar o lúdico nas séries iniciais, durante o processo de alfabetização, amplia-se a possibilidade de aprendizagem significativa reafirmando a ludicidade como fator relevante ao contribuir para o aprendizado. Neste sentido, ganha o seu lugar como método eficaz, divertido que pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e de habilidades motoras da criança. Nesse contexto, ressalta-se que os materiais lúdicos podem ser confeccionados a partir de resíduos sólidos e podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem mediante estratégias criativas, dinâmicas, envolventes e sustentáveis. A pesquisa em tela teve como objetivo geral analisar o impacto das estratégias lúdicas no processo de ensino-aprendizagem de crianças no Ensino Fundamental, considerando a realidade de uma escola da rede pública municipal de Araguatins - TO, tendo em vista o seu papel no desenvolvimento integral dos alunos. Como objetivos específicos priorizou-se: a) Analisar como as atividades lúdicas podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas; b) Investigar a influência das estratégias lúdicas no desenvolvimento socioemocional dos estudantes; c) Identificar as possibilidades lúdicas recicláveis que podem ser utilizados como recursos de ensino. Quanto à metodologia utilizada optou-se por uma pesquisa qualitativa de natureza básica, com objetivo explicativo, por meio de revisões bibliográficas realizadas através de livros e artigos científicos. Para fundamentação teórica, considerou-se referenciais com contribuições relevantes acerca da ludicidade no Ensino Fundamental I, como Schultz (2006), Ferreira e Muniz (2020), Santana (2018), entre outros. Como resultado alcançado, observou-se um melhor entendimento do papel da ludicidade para o ensino das crianças, e que através deste ensino é possível alcançar níveis de desenvolvimento cognitivo, motor e social mais adequados.

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