AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL I A PARTIR DO TRABALHO COM RESÍDUOS SÓLIDOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126225 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3009 "inscrito_id" => 9715 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL I A PARTIR DO TRABALHO COM RESÍDUOS SÓLIDOS" "resumo" => "As estratégias lúdicas podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental I a partir do trabalho com materiais reciclados de resíduos sólidos desempenhando um papel fundamental na educação de crianças. Ao se trabalhar o lúdico nas séries iniciais, durante o processo de alfabetização, amplia-se a possibilidade de aprendizagem significativa reafirmando a ludicidade como fator relevante ao contribuir para o aprendizado. Neste sentido, ganha o seu lugar como método eficaz, divertido que pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e de habilidades motoras da criança. Nesse contexto, ressalta-se que os materiais lúdicos podem ser confeccionados a partir de resíduos sólidos e podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem mediante estratégias criativas, dinâmicas, envolventes e sustentáveis. A pesquisa em tela teve como objetivo geral analisar o impacto das estratégias lúdicas no processo de ensino-aprendizagem de crianças no Ensino Fundamental, considerando a realidade de uma escola da rede pública municipal de Araguatins - TO, tendo em vista o seu papel no desenvolvimento integral dos alunos. Como objetivos específicos priorizou-se: a) Analisar como as atividades lúdicas podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas; b) Investigar a influência das estratégias lúdicas no desenvolvimento socioemocional dos estudantes; c) Identificar as possibilidades lúdicas recicláveis que podem ser utilizados como recursos de ensino. Quanto à metodologia utilizada optou-se por uma pesquisa qualitativa de natureza básica, com objetivo explicativo, por meio de revisões bibliográficas realizadas através de livros e artigos científicos. Para fundamentação teórica, considerou-se referenciais com contribuições relevantes acerca da ludicidade no Ensino Fundamental I, como Schultz (2006), Ferreira e Muniz (2020), Santana (2018), entre outros. Como resultado alcançado, observou-se um melhor entendimento do papel da ludicidade para o ensino das crianças, e que através deste ensino é possível alcançar níveis de desenvolvimento cognitivo, motor e social mais adequados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9715_TB3009_30102025211459.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RITA SOUSA BATISTA" "autor_nome_curto" => "MARIA RITA" "autor_email" => "ritasousa@unitins.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126225 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3009 "inscrito_id" => 9715 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL I A PARTIR DO TRABALHO COM RESÍDUOS SÓLIDOS" "resumo" => "As estratégias lúdicas podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental I a partir do trabalho com materiais reciclados de resíduos sólidos desempenhando um papel fundamental na educação de crianças. Ao se trabalhar o lúdico nas séries iniciais, durante o processo de alfabetização, amplia-se a possibilidade de aprendizagem significativa reafirmando a ludicidade como fator relevante ao contribuir para o aprendizado. Neste sentido, ganha o seu lugar como método eficaz, divertido que pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e de habilidades motoras da criança. Nesse contexto, ressalta-se que os materiais lúdicos podem ser confeccionados a partir de resíduos sólidos e podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem mediante estratégias criativas, dinâmicas, envolventes e sustentáveis. A pesquisa em tela teve como objetivo geral analisar o impacto das estratégias lúdicas no processo de ensino-aprendizagem de crianças no Ensino Fundamental, considerando a realidade de uma escola da rede pública municipal de Araguatins - TO, tendo em vista o seu papel no desenvolvimento integral dos alunos. Como objetivos específicos priorizou-se: a) Analisar como as atividades lúdicas podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas; b) Investigar a influência das estratégias lúdicas no desenvolvimento socioemocional dos estudantes; c) Identificar as possibilidades lúdicas recicláveis que podem ser utilizados como recursos de ensino. Quanto à metodologia utilizada optou-se por uma pesquisa qualitativa de natureza básica, com objetivo explicativo, por meio de revisões bibliográficas realizadas através de livros e artigos científicos. Para fundamentação teórica, considerou-se referenciais com contribuições relevantes acerca da ludicidade no Ensino Fundamental I, como Schultz (2006), Ferreira e Muniz (2020), Santana (2018), entre outros. Como resultado alcançado, observou-se um melhor entendimento do papel da ludicidade para o ensino das crianças, e que através deste ensino é possível alcançar níveis de desenvolvimento cognitivo, motor e social mais adequados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9715_TB3009_30102025211459.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RITA SOUSA BATISTA" "autor_nome_curto" => "MARIA RITA" "autor_email" => "ritasousa@unitins.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }