Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO E FAMÍLIA – DESAFIOS E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O processo de aprendizagem possui uma significativa relação com o ambiente familiar no qual o indivíduo está inserido, tendo em vista ser este seu primeiro agente de socialização. Nesse sentido, é importante que sua constituição esteja firmada em um espaço acolhedor e respeitoso, pois isso influenciará no desenvolvimento educativo saudável, facilitando sua formação. Para que esse pressuposto realize a construção de conhecimentos, escola, família e estudante, precisam estar em sintonia. Pensando nisso, fez-se necessário investigar essa perspectiva por meio da pesquisa de campo com discentes e docentes do ensino médio na Escola Estadual Jerônimo Gueiros e na Escola Dom Marcolino Dantas na cidade de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte. Foi organizado um questionário pré-estabelecido, respondido por ambos os grupos com questionamentos que surgiram no início e durante a realização do trabalho. Com isso, buscou-se compreender o olhar dos discentes acerca do apoio e da participação de familiares na formação escolar, além da compreensão dos docentes sobre a participação familiar no processo de aprendizagem dos estudantes no ambiente escolar. Na sociedade, tem-se a ideia de que a estrutura familiar possui influência direta no comportamento do indivíduo, mas não se considera efetivamente a participação desses atores sociais durante o crescimento e desenvolvimento da formação de crianças e adolescentes, fator que reflete verdadeiramente no processo de construção cognitiva e emocional de educandos. Dessa forma, em geral, estudantes que carecem de apoio familiar na esfera escolar acabam não apresentando bons desempenhos, fazendo perceber que nas exceções a busca por essa ausência provém de outras partes, como familiares de amigos ou até mesmo professores. Sobre esse aspecto, portanto, pretende-se mostrar como o afeto acaba por pertencer a mais um campo do processo cognitivo.

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