Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo discutir os resultados centrados na aplicação de uma atividade em uma turma de Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática I da Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, experimental e de natureza aplicada (Gil, 2023). A mobilidade urbana, a qual pode-se recorrer ao uso de instrumentos como softwares e mapas, apresenta ferramentas como bússolas e a rosa dos ventos, ambas adaptadas em decorrência do avanço tecnológico. Se o mapa for pensado como uma malha quadriculada, a interpretação por meio da rosa dos ventos resultará em uma integração da geografia com a matemática a partir do estudo de ângulos. Posto isso, a referida atividade objetivou estabelecer relações entre os objetos de conhecimento da geografia (mapas) e da matemática (ângulos) associando-os com a mobilidade urbana (temática contextualizada). Para isso, foi realizada uma adaptação de pontos de referência no mapa do Bairro Rosa Elze, localizado em São Cristóvão-SE, a uma malha quadriculada e o estudo de ângulos encontrados na rosa dos ventos. Tais objetos de conhecimento referem-se ao 6º ano do Ensino Fundamental, sob as abordagens metodológicas Materiais Manipuláveis e Resolução de Problemas. Para os licenciandos, esta atividade teve como resultado: significação da aplicação; planejamento a partir de uma questão; contextualização nas aulas de matemática e diversidade no uso de metodologias.

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