G-TERCOA 10 ANOS: CONSTRUÇÕES POSSÍVEIS - CAMINHOS COMPARTILHADOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126377 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3375 "inscrito_id" => 8941 "titulo" => "G-TERCOA 10 ANOS: CONSTRUÇÕES POSSÍVEIS - CAMINHOS COMPARTILHADOS" "resumo" => "Trazemos aqui um mapeamento de publicações do Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem/G-TERCOA, da Universidade Federal do Ceará/UFC. O G-TERCOA, universo desta pesquisa, completou sua primeira década de atuação acadêmica em 2024. Ao longo de sua caminhada, destaca-se no meio acadêmico e científico por direcionar sua atenção a formação inicial e continuada, objetivando um ensino pautado na aquisição de competências e habilidades básicas presentes no cotidiano escolar e que contribuam para a construção da cidadania, ao mesmo tempo em que colabora para reflexões que promovam ações que visem à evolução, a renovação e a inovação no processo educativo. Dessa forma, entendemos ser pertinente este estudo acadêmico tanto como registro de uma trajetória exitosa em pesquisa acadêmica no Ceará, quanto como extrato de publicações realizadas por seus membros no referido período em periódicos e eventos nacionais e internacionais, e, da mesma forma, com a mesma projeção, em livros de pesquisa. Como estratégia de elaboração deste trabalho, adotamos a Revisão Bibliométrica para quantificar e mapear as referidas publicações supracitadas, tecendo, ao final, uma verdadeira rede de entendimentos, necessários e plausíveis, que ratificam a importância e a abrangência do G-TERCOA e de todos que a ele se integram nessa aventura de acolhimento acadêmico e fruição cognitiva coletiva. Como base de dados, utilizamos dos registros públicos disponibilizados no portal institucional da própria Universidade Federal do Ceará/UFC, na página reservada ao Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem/G-TERCOA, que trazem em seu total consolidado 237 publicações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8941_TB3375_30102025225120.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEMETÉRIO SEGUNDO PEREIRA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "HEMETÉRIO" "autor_email" => "hemet.two@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126377 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3375 "inscrito_id" => 8941 "titulo" => "G-TERCOA 10 ANOS: CONSTRUÇÕES POSSÍVEIS - CAMINHOS COMPARTILHADOS" "resumo" => "Trazemos aqui um mapeamento de publicações do Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem/G-TERCOA, da Universidade Federal do Ceará/UFC. O G-TERCOA, universo desta pesquisa, completou sua primeira década de atuação acadêmica em 2024. Ao longo de sua caminhada, destaca-se no meio acadêmico e científico por direcionar sua atenção a formação inicial e continuada, objetivando um ensino pautado na aquisição de competências e habilidades básicas presentes no cotidiano escolar e que contribuam para a construção da cidadania, ao mesmo tempo em que colabora para reflexões que promovam ações que visem à evolução, a renovação e a inovação no processo educativo. Dessa forma, entendemos ser pertinente este estudo acadêmico tanto como registro de uma trajetória exitosa em pesquisa acadêmica no Ceará, quanto como extrato de publicações realizadas por seus membros no referido período em periódicos e eventos nacionais e internacionais, e, da mesma forma, com a mesma projeção, em livros de pesquisa. Como estratégia de elaboração deste trabalho, adotamos a Revisão Bibliométrica para quantificar e mapear as referidas publicações supracitadas, tecendo, ao final, uma verdadeira rede de entendimentos, necessários e plausíveis, que ratificam a importância e a abrangência do G-TERCOA e de todos que a ele se integram nessa aventura de acolhimento acadêmico e fruição cognitiva coletiva. Como base de dados, utilizamos dos registros públicos disponibilizados no portal institucional da própria Universidade Federal do Ceará/UFC, na página reservada ao Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem/G-TERCOA, que trazem em seu total consolidado 237 publicações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8941_TB3375_30102025225120.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEMETÉRIO SEGUNDO PEREIRA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "HEMETÉRIO" "autor_email" => "hemet.two@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }