Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROTINA E BRINCADEIRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126504
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3680
    "inscrito_id" => 1794
    "titulo" => "ROTINA E BRINCADEIRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL."
    "resumo" => "O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é fundamental para a vida acadêmica e profissional do futuro docente, pois é onde se estabelece uma relação entre a teoria e a prática. O presente estudo teve como objetivo relatar as vivências dentro de uma escola de Educação Infantil. Para isso, foram realizadas observações em uma turma do Grupo III, além da aplicação de uma intervenção pedagógica. Neste cenário, compreende-se que as experiências vividas durante a primeira infância são fundamentais e influenciam por toda a vida. Sendo assim, a organização do trabalho pedagógico torna-se imprescindível para estimular as habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais da criança. Este relato fundamenta-se teoricamente nos estudos de Pimenta e Lima (2006), Barbosa (2009) e Kishimoto (2010), utilizando da abordagem qualitativa com método descritivo para apresentar reflexões crítico-reflexivas acerca da ação docente observada, principalmente no que se refere à estruturação da rotina e do brincar dentro do processo de ensino e aprendizagem, além dos resultados obtidos a partir do plano de aula aplicado à turma do Grupo III. Por fim, o estudo destaca a diversidade presente nas salas de aula, o que evidencia a necessidade de atividades pedagógicas intencionais, a organização da rotina de forma estratégica e o enriquecimento das experiências educacionais para atender às diferentes necessidades dos educandos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1794_TB3680_30102025230411.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE BRITO RIZZUTO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA"
    "autor_email" => "dudarizzuto2112@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126504
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3680
    "inscrito_id" => 1794
    "titulo" => "ROTINA E BRINCADEIRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL."
    "resumo" => "O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é fundamental para a vida acadêmica e profissional do futuro docente, pois é onde se estabelece uma relação entre a teoria e a prática. O presente estudo teve como objetivo relatar as vivências dentro de uma escola de Educação Infantil. Para isso, foram realizadas observações em uma turma do Grupo III, além da aplicação de uma intervenção pedagógica. Neste cenário, compreende-se que as experiências vividas durante a primeira infância são fundamentais e influenciam por toda a vida. Sendo assim, a organização do trabalho pedagógico torna-se imprescindível para estimular as habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais da criança. Este relato fundamenta-se teoricamente nos estudos de Pimenta e Lima (2006), Barbosa (2009) e Kishimoto (2010), utilizando da abordagem qualitativa com método descritivo para apresentar reflexões crítico-reflexivas acerca da ação docente observada, principalmente no que se refere à estruturação da rotina e do brincar dentro do processo de ensino e aprendizagem, além dos resultados obtidos a partir do plano de aula aplicado à turma do Grupo III. Por fim, o estudo destaca a diversidade presente nas salas de aula, o que evidencia a necessidade de atividades pedagógicas intencionais, a organização da rotina de forma estratégica e o enriquecimento das experiências educacionais para atender às diferentes necessidades dos educandos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1794_TB3680_30102025230411.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE BRITO RIZZUTO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA"
    "autor_email" => "dudarizzuto2112@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é fundamental para a vida acadêmica e profissional do futuro docente, pois é onde se estabelece uma relação entre a teoria e a prática. O presente estudo teve como objetivo relatar as vivências dentro de uma escola de Educação Infantil. Para isso, foram realizadas observações em uma turma do Grupo III, além da aplicação de uma intervenção pedagógica. Neste cenário, compreende-se que as experiências vividas durante a primeira infância são fundamentais e influenciam por toda a vida. Sendo assim, a organização do trabalho pedagógico torna-se imprescindível para estimular as habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais da criança. Este relato fundamenta-se teoricamente nos estudos de Pimenta e Lima (2006), Barbosa (2009) e Kishimoto (2010), utilizando da abordagem qualitativa com método descritivo para apresentar reflexões crítico-reflexivas acerca da ação docente observada, principalmente no que se refere à estruturação da rotina e do brincar dentro do processo de ensino e aprendizagem, além dos resultados obtidos a partir do plano de aula aplicado à turma do Grupo III. Por fim, o estudo destaca a diversidade presente nas salas de aula, o que evidencia a necessidade de atividades pedagógicas intencionais, a organização da rotina de forma estratégica e o enriquecimento das experiências educacionais para atender às diferentes necessidades dos educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.