Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E NEUROCIÊNCIA: EXPLORANDO CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A neurociência tem colaborado significativamente no campo da educação, destacando-se principalmente no estudo da compreensão dos processos cognitivos que envolvem a alfabetização. A leitura e a escrita são habilidades complexas que dependem da interação de diversas áreas do cérebro. Compreender como essas habilidades são desenvolvidas pode contribuir para estratégias de ensino mais eficientes nesse processo de aprendizagem. Essa relação entre a neurociência e a alfabetização podem oferecer caminhos subsídiados de práticas pedagógicas de ensino mais potencializadoras e abrangentes. Este estudo, de caratér bibliográfico, visa discutir a relação entre o funcionamento cerebral e o aprendizado da leitura e da escrita, analisando como diferentes áreas do cérebro são ativadas nesse processo. Explorando como os avanços da neurociência podem contribur para o processo ensino e aprendizagem da alfabetização. Com isso, permitindo que o professor possa compreender como seu aluno aprende e, até mesmo suas dificuldades de aprendizagem. A pesquisa enfatiza a importância da plasticidade neural, destacando que estímulos adequados podem potencializar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Além disso, discute-se o impacto de dificuldades de aprendizagem, como a dislexia, disgrafia e estratégias baseadas em evidências neurocientíficas para promover uma alfabetização mais eficaz. Os resultados reforçam que a integração entre neurociência e educação pode aprimorar práticas pedagógicas, favorecendo um ensino mais inclusivo e eficiente, potencializando o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

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