PIBID-LETRAS E O CLUBE DE LEITURA: A LITERATURA COMO FERRAMENTA ANTIRRACISTA EM ALAGOINHAS – BA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126589 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4002 "inscrito_id" => 10229 "titulo" => "PIBID-LETRAS E O CLUBE DE LEITURA: A LITERATURA COMO FERRAMENTA ANTIRRACISTA EM ALAGOINHAS – BA" "resumo" => "O presente artigo objetiva traçar bases teórico-metodológicas que nortearam a discussão sobre a relevância da leitura literária para o enfrentamento do racismo no ambiente escolar. Esse objeto de estudo nasceu da experiência construída no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, em parceria com o curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus II, e o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Alagoinhas-BA. Desse modo, defende-se a Escola Pública enquanto local democrático e emancipatório, capaz de formar sujeitos críticos, os quais poderão combater a latente desigualdade social que assola o Brasil. Para isso, parte-se do projeto Clube de Leitura, aplicado na referida unidade escolar através do PIBID, enquanto peça-chave para o desenvolvimento do Letramento Literário concomitante ao Letramento Racial. Assim, é importante salientar que tal metodologia garante também o cumprimento da Lei nº 10.639/2003, sancionada em 9 de janeiro de 2003, marco fundamental na legislação brasileira, visto que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, tanto públicas quanto privadas. Para discutir tais questões, este escrito se apoia em autores como bell hooks (2017), Ribeiro (2019), Silva (1995), Almeida (2019), Freire (1996), dentre outros. Logo, espera-se que este trabalho seja capaz de contribuir para os estudos sobre práticas leitoras em sala de aula, bem como, evidenciar a eficácia de metodologias inovadoras no Ensino Básico em favor do antirracismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10229_TB4002_30102025174500.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISADORA ALMEIDA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ISADORA" "autor_email" => "isabola_oliveira@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126589 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4002 "inscrito_id" => 10229 "titulo" => "PIBID-LETRAS E O CLUBE DE LEITURA: A LITERATURA COMO FERRAMENTA ANTIRRACISTA EM ALAGOINHAS – BA" "resumo" => "O presente artigo objetiva traçar bases teórico-metodológicas que nortearam a discussão sobre a relevância da leitura literária para o enfrentamento do racismo no ambiente escolar. Esse objeto de estudo nasceu da experiência construída no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, em parceria com o curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus II, e o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Alagoinhas-BA. Desse modo, defende-se a Escola Pública enquanto local democrático e emancipatório, capaz de formar sujeitos críticos, os quais poderão combater a latente desigualdade social que assola o Brasil. Para isso, parte-se do projeto Clube de Leitura, aplicado na referida unidade escolar através do PIBID, enquanto peça-chave para o desenvolvimento do Letramento Literário concomitante ao Letramento Racial. Assim, é importante salientar que tal metodologia garante também o cumprimento da Lei nº 10.639/2003, sancionada em 9 de janeiro de 2003, marco fundamental na legislação brasileira, visto que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, tanto públicas quanto privadas. Para discutir tais questões, este escrito se apoia em autores como bell hooks (2017), Ribeiro (2019), Silva (1995), Almeida (2019), Freire (1996), dentre outros. Logo, espera-se que este trabalho seja capaz de contribuir para os estudos sobre práticas leitoras em sala de aula, bem como, evidenciar a eficácia de metodologias inovadoras no Ensino Básico em favor do antirracismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10229_TB4002_30102025174500.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISADORA ALMEIDA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ISADORA" "autor_email" => "isabola_oliveira@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }