Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID-LETRAS E O CLUBE DE LEITURA: A LITERATURA COMO FERRAMENTA ANTIRRACISTA EM ALAGOINHAS – BA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126589
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4002
    "inscrito_id" => 10229
    "titulo" => "PIBID-LETRAS E O CLUBE DE LEITURA: A LITERATURA COMO FERRAMENTA ANTIRRACISTA EM ALAGOINHAS – BA"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva traçar bases teórico-metodológicas que nortearam a discussão sobre a relevância da leitura literária para o enfrentamento do racismo no ambiente escolar. Esse objeto de estudo nasceu da experiência construída no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, em parceria com o curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus II, e o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Alagoinhas-BA. Desse modo, defende-se a Escola Pública enquanto local democrático e emancipatório, capaz de formar sujeitos críticos, os quais poderão combater a latente desigualdade social que assola o Brasil. Para isso, parte-se do projeto Clube de Leitura, aplicado na referida unidade escolar através do PIBID, enquanto peça-chave para o desenvolvimento do Letramento Literário concomitante ao Letramento Racial. Assim, é importante salientar que tal metodologia garante também o cumprimento da Lei nº 10.639/2003, sancionada em 9 de janeiro de 2003, marco fundamental na legislação brasileira, visto que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, tanto públicas quanto privadas. Para discutir tais questões, este escrito se apoia em autores como bell hooks (2017), Ribeiro (2019), Silva (1995), Almeida (2019), Freire (1996), dentre outros. Logo, espera-se que este trabalho seja capaz de contribuir para os estudos sobre práticas leitoras em sala de aula, bem como, evidenciar a eficácia de metodologias inovadoras no Ensino Básico em favor do antirracismo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10229_TB4002_30102025174500.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISADORA ALMEIDA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ISADORA"
    "autor_email" => "isabola_oliveira@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126589
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4002
    "inscrito_id" => 10229
    "titulo" => "PIBID-LETRAS E O CLUBE DE LEITURA: A LITERATURA COMO FERRAMENTA ANTIRRACISTA EM ALAGOINHAS – BA"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva traçar bases teórico-metodológicas que nortearam a discussão sobre a relevância da leitura literária para o enfrentamento do racismo no ambiente escolar. Esse objeto de estudo nasceu da experiência construída no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, em parceria com o curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus II, e o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Alagoinhas-BA. Desse modo, defende-se a Escola Pública enquanto local democrático e emancipatório, capaz de formar sujeitos críticos, os quais poderão combater a latente desigualdade social que assola o Brasil. Para isso, parte-se do projeto Clube de Leitura, aplicado na referida unidade escolar através do PIBID, enquanto peça-chave para o desenvolvimento do Letramento Literário concomitante ao Letramento Racial. Assim, é importante salientar que tal metodologia garante também o cumprimento da Lei nº 10.639/2003, sancionada em 9 de janeiro de 2003, marco fundamental na legislação brasileira, visto que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, tanto públicas quanto privadas. Para discutir tais questões, este escrito se apoia em autores como bell hooks (2017), Ribeiro (2019), Silva (1995), Almeida (2019), Freire (1996), dentre outros. Logo, espera-se que este trabalho seja capaz de contribuir para os estudos sobre práticas leitoras em sala de aula, bem como, evidenciar a eficácia de metodologias inovadoras no Ensino Básico em favor do antirracismo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10229_TB4002_30102025174500.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISADORA ALMEIDA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ISADORA"
    "autor_email" => "isabola_oliveira@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo objetiva traçar bases teórico-metodológicas que nortearam a discussão sobre a relevância da leitura literária para o enfrentamento do racismo no ambiente escolar. Esse objeto de estudo nasceu da experiência construída no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, em parceria com o curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus II, e o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Alagoinhas-BA. Desse modo, defende-se a Escola Pública enquanto local democrático e emancipatório, capaz de formar sujeitos críticos, os quais poderão combater a latente desigualdade social que assola o Brasil. Para isso, parte-se do projeto Clube de Leitura, aplicado na referida unidade escolar através do PIBID, enquanto peça-chave para o desenvolvimento do Letramento Literário concomitante ao Letramento Racial. Assim, é importante salientar que tal metodologia garante também o cumprimento da Lei nº 10.639/2003, sancionada em 9 de janeiro de 2003, marco fundamental na legislação brasileira, visto que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, tanto públicas quanto privadas. Para discutir tais questões, este escrito se apoia em autores como bell hooks (2017), Ribeiro (2019), Silva (1995), Almeida (2019), Freire (1996), dentre outros. Logo, espera-se que este trabalho seja capaz de contribuir para os estudos sobre práticas leitoras em sala de aula, bem como, evidenciar a eficácia de metodologias inovadoras no Ensino Básico em favor do antirracismo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.