GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO INTERATIVO COM ALUNOS DO CURSO DE AGROINDÚSTRIA DO IFMA, CAMPUS CAXIAS
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Ao integrar elementos de jogos como desafios, recompensas e competição, a gamificação estimula os alunos a participarem ativamente do processo de aprendizagem. No contexto do ensino de microbiologia, uma disciplina frequentemente percebida como difícil e abstrata, as estratégias gamificadas têm o potencial de tornar conceitos complexos mais acessíveis, ao mesmo tempo em que aumentam o engajamento e o interesse dos alunos pelos temas abordados. Este estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar um recurso didático interativo baseado em gamificação para o ensino de microbiologia no curso de Agroindústria do IFMA, Campus Caxias. O referencial teórico fundamentou-se nos princípios da aprendizagem ativa e da gamificação educacional, destacando sua aplicabilidade no ensino de ciências. Metodologicamente, o estudo seguiu uma abordagem qualitativa, na qual um jogo educativo abordando microrganismos benéficos e patogênicos, processos de contaminação e medidas de segurança alimentar foi aplicado em sala de aula. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários e observações diretas, permitindo uma análise do impacto da estratégia gamificada no aprendizado e na participação dos estudantes. Os resultados indicaram que o uso do jogo educativo potencializou a compreensão dos conteúdos microbiológicos, favorecendo uma experiência de aprendizado mais interativa e colaborativa. Além disso, observou-se um aumento na motivação e no interesse dos alunos, evidenciando a gamificação como uma ferramenta pedagógica eficaz para o ensino de microbiologia." 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