RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM TRIPÉ DE APRENDIZADOS - FORMAÇÃO DOCENTE, MATERNIDADE ATÍPICA E DIAGNÓSTICO ADULTO DE TEA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128208 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7875 "inscrito_id" => 16516 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM TRIPÉ DE APRENDIZADOS - FORMAÇÃO DOCENTE, MATERNIDADE ATÍPICA E DIAGNÓSTICO ADULTO DE TEA." "resumo" => "Este relato de experiência pessoal explora a complexa interação entre três eixos centrais na vida da autora: a formação docente, a maternidade atípica de um filho, e o seu próprio diagnóstico tardio de Transtorno do Espectro Autista (TEA) na vida adulta. A narrativa tece os aprendizados e desafios decorrentes dessa tríade de experiências. A análise da formação docente ancora-se em Schön (1983) e sua ênfase na reflexão sobre a prática, e em Tardif (2002), com a valorização dos saberes docentes. A vivência da maternidade atípica é compreendida à luz de estudos sobre resiliência parental (e.g., Walsh, 2003) e o impacto na dinâmica familiar. O diagnóstico adulto de TEA é referenciado por trabalhos que abordam a neurodiversidade e a compreensão tardia do autismo (e.g., Silberman, 2015). O relato revela como a formação docente ofereceu ferramentas para observar e compreender as particularidades do desenvolvimento, habilidades cruciais na jornada da maternidade atípica. O diagnóstico tardio de TEA na própria autora retroativamente lança nova luz sobre suas experiências na formação e na maternidade, promovendo uma autoconsciência mais profunda e uma ressignificação de suas interações e desafios. A experiência da maternidade atípica, por sua vez, intensificou a busca por conhecimento e estratégias pedagógicas inclusivas, que se mostraram relevantes também para a compreensão de suas próprias características autísticas. Em suma, este relato demonstra como a formação docente, a maternidade atípica e o diagnóstico adulto de TEA se entrelaçaram, gerando um aprendizado multifacetado. A reflexão sobre a prática (Schön, 1983), a resiliência (Walsh, 2003) e a compreensão da neurodiversidade (Silberman, 2015) emergem como elementos chave nessa jornada de autoconhecimento e transformação na prática pedagógica e na vida pessoal da autora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16516_TB7875_17102025221012.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA DE SOUZA LAGES MENEZES" "autor_nome_curto" => "Andreza Lages" "autor_email" => "andreza.lages@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128208 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7875 "inscrito_id" => 16516 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM TRIPÉ DE APRENDIZADOS - FORMAÇÃO DOCENTE, MATERNIDADE ATÍPICA E DIAGNÓSTICO ADULTO DE TEA." "resumo" => "Este relato de experiência pessoal explora a complexa interação entre três eixos centrais na vida da autora: a formação docente, a maternidade atípica de um filho, e o seu próprio diagnóstico tardio de Transtorno do Espectro Autista (TEA) na vida adulta. A narrativa tece os aprendizados e desafios decorrentes dessa tríade de experiências. A análise da formação docente ancora-se em Schön (1983) e sua ênfase na reflexão sobre a prática, e em Tardif (2002), com a valorização dos saberes docentes. A vivência da maternidade atípica é compreendida à luz de estudos sobre resiliência parental (e.g., Walsh, 2003) e o impacto na dinâmica familiar. O diagnóstico adulto de TEA é referenciado por trabalhos que abordam a neurodiversidade e a compreensão tardia do autismo (e.g., Silberman, 2015). O relato revela como a formação docente ofereceu ferramentas para observar e compreender as particularidades do desenvolvimento, habilidades cruciais na jornada da maternidade atípica. O diagnóstico tardio de TEA na própria autora retroativamente lança nova luz sobre suas experiências na formação e na maternidade, promovendo uma autoconsciência mais profunda e uma ressignificação de suas interações e desafios. A experiência da maternidade atípica, por sua vez, intensificou a busca por conhecimento e estratégias pedagógicas inclusivas, que se mostraram relevantes também para a compreensão de suas próprias características autísticas. Em suma, este relato demonstra como a formação docente, a maternidade atípica e o diagnóstico adulto de TEA se entrelaçaram, gerando um aprendizado multifacetado. A reflexão sobre a prática (Schön, 1983), a resiliência (Walsh, 2003) e a compreensão da neurodiversidade (Silberman, 2015) emergem como elementos chave nessa jornada de autoconhecimento e transformação na prática pedagógica e na vida pessoal da autora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16516_TB7875_17102025221012.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA DE SOUZA LAGES MENEZES" "autor_nome_curto" => "Andreza Lages" "autor_email" => "andreza.lages@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }