CONTRIBUIÇÕES GEOGRÁFICAS PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: O ENSINO MÉDIO ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126698 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4272 "inscrito_id" => 11997 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES GEOGRÁFICAS PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: O ENSINO MÉDIO ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS" "resumo" => "RESUMO A interdisciplinaridade na sala de aula da educação básica viabiliza o desenvolvimento de competências e habilidades que permitem a construção do conhecimento acadêmico de forma holística. Associada ao desenvolvimento de projetos com o uso das geotecnologias, essa prática também pode contribuir com a promoção da educação científica. A partir dessa perspectiva, o objetivo deste ensaio é socializar algumas experiências interdisciplinares, vivenciadas pelas áreas de Geografia e Informática, com a execução de uma proposta de pesquisa que envolveu o uso das geotecnologias na modalidade do ensino médio integrado à educação profissional. A referida pesquisa foi coordenada por docentes e desenvolvida por uma turma do 2º ano do ensino médio do curso Técnico em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, campus Valença-Ba, durante o ano letivo de 2024. Após a execução e avaliação dos resultados, com a intenção de dar visibilidade a percepção dos discentes, os docentes deliberaram pela organização da escrita deste artigo com as contribuições de uma estudante que participou ativamente da proposta. Como resultado, considera-se que as práticas interdisciplinares associadas ao uso de geotecnologias apresentam potencial para fomentar a educação científica no ensino médio, embora suscite questões reflexivas inerentes aos desafios estruturais e metodológicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11997_TB4272_15102025201148.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÉLIA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOÉLIA SANTOS" "autor_email" => "joelia.silva@ifba.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126698 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4272 "inscrito_id" => 11997 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES GEOGRÁFICAS PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: O ENSINO MÉDIO ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS" "resumo" => "RESUMO A interdisciplinaridade na sala de aula da educação básica viabiliza o desenvolvimento de competências e habilidades que permitem a construção do conhecimento acadêmico de forma holística. Associada ao desenvolvimento de projetos com o uso das geotecnologias, essa prática também pode contribuir com a promoção da educação científica. A partir dessa perspectiva, o objetivo deste ensaio é socializar algumas experiências interdisciplinares, vivenciadas pelas áreas de Geografia e Informática, com a execução de uma proposta de pesquisa que envolveu o uso das geotecnologias na modalidade do ensino médio integrado à educação profissional. A referida pesquisa foi coordenada por docentes e desenvolvida por uma turma do 2º ano do ensino médio do curso Técnico em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, campus Valença-Ba, durante o ano letivo de 2024. Após a execução e avaliação dos resultados, com a intenção de dar visibilidade a percepção dos discentes, os docentes deliberaram pela organização da escrita deste artigo com as contribuições de uma estudante que participou ativamente da proposta. Como resultado, considera-se que as práticas interdisciplinares associadas ao uso de geotecnologias apresentam potencial para fomentar a educação científica no ensino médio, embora suscite questões reflexivas inerentes aos desafios estruturais e metodológicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11997_TB4272_15102025201148.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÉLIA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOÉLIA SANTOS" "autor_email" => "joelia.silva@ifba.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }