Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM AUTISMO NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho expõe um recorte histórico sobre a visão Vygotskiana do processo de ensino e aprendizagem de alunos com TEA. Objetivando assim investigar quais foram as contribuiçoes de Vygotsky no processo ensino e aprendizagem de alunos com TEA incluidos no ensino comum. Para tanto apresentamos uma revisão bibliográfica nesta perspectiva histórico cultural. Vygotsky nos proporciona analisar as características de crianças com algum tipo de limitação ou deficiência não com complacência ou desânimo, mas, sim, com uma visão desafiadora, que nos remete à constatação de que, se existem problemas, também existem possibilidades ou alternativas, onde os mesmos podem destacar-se como fonte de crescimento. Neste sentido Vygotsky apresenta a deficiência como um defeito físico que desafia o organismo a estabelecer estratégias para superar as suas limitações, ou desenvolver atividades compensatórias. Sendo assim, Vygotsky, demonstra que o educador diante da educação inclusiva de alunos com TEA deve ter um olhar prospectivo, ou seja, focar no que a criança está aprendendo e evoluindo e não no que ela já aprendeu. Durante as práticas pedagógicas buscar prever a finalidade de determinado aprendizado para o aluno, buscando assim sempre concentrar no que o aluno está aprendendo observando e sempre refletindo sobre a trajetória que esta seguindo a construção deste conhecimento. O referencial teórico utilizado para fundamentar a pesquisa, teve como referências Vygotsky (1983), Vygotsky (1991), Leite (2021, Creche) (2018) entre outros.

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