CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA: APLICAÇÃO DE RECURSOS ALTERNATIVOS NA ESCOLA EEMTI CAIC SENADOR CARLOS JEREISSATI
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126744 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4371 "inscrito_id" => 9572 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA: APLICAÇÃO DE RECURSOS ALTERNATIVOS NA ESCOLA EEMTI CAIC SENADOR CARLOS JEREISSATI" "resumo" => "Este estudo propõe a utilização de recursos alternativos como estratégia para tornar o ensino de Cinemática mais acessível e significativo, com foco no Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV). O trabalho será realizado na escola EEMTI CAIC Senador Carlos Jereissati, em Maranguape-CE, e contará com três etapas. Na primeira, será feito um levantamento dos materiais faltosos e a substituição por alternativas viáveis, aproveitando objetos do cotidiano dos alunos. Na segunda etapa, será realizada uma formação com dois professores da escola, abordando tanto o uso desses materiais quanto metodologias ativas que favoreçam a aprendizagem significativa. Na terceira etapa, serão ministradas aulas-piloto, precedidas por um teste diagnóstico para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos. Após as aulas, uma nova avaliação formativa será aplicada para analisar a evolução do aprendizado dos estudantes. Os resultados serão analisados a fim de averiguar a eficácia das estratégias adotadas e propor reflexões sobre o ensino de Física em contextos de escassez de recursos. A base teórica desse trabalho está alinhada às concepções de Paulo Freire (2000) sobre a formação de professores, destacando que a docência deve ser um processo reflexivo e crítico, no qual o professor, mesmo diante da escassez de recursos, deve atuar de forma criativa para proporcionar uma educação significativa. Também está fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (2002), que enfatiza a importância da interação entre os novos conhecimentos e os subsunçores já existentes na estrutura cognitiva dos estudantes, tornando o aprendizado mais efetivo e duradouro. Espera-se que a pesquisa contribua para ampliar a autonomia dos professores na construção de experimentos e promova um ensino mais dinâmico e acessível, favorecendo o engajamento e a compreensão dos estudantes. Conclui-se que o uso de materiais alternativos pode ser uma estratégia viável para minimizar os impactos da falta de laboratórios e fomentar práticas pedagógicas inovadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9572_TB4371_30102025173255.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA DA COSTA SOUSA" "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milenaatmosfera@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126744 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4371 "inscrito_id" => 9572 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA: APLICAÇÃO DE RECURSOS ALTERNATIVOS NA ESCOLA EEMTI CAIC SENADOR CARLOS JEREISSATI" "resumo" => "Este estudo propõe a utilização de recursos alternativos como estratégia para tornar o ensino de Cinemática mais acessível e significativo, com foco no Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV). O trabalho será realizado na escola EEMTI CAIC Senador Carlos Jereissati, em Maranguape-CE, e contará com três etapas. Na primeira, será feito um levantamento dos materiais faltosos e a substituição por alternativas viáveis, aproveitando objetos do cotidiano dos alunos. Na segunda etapa, será realizada uma formação com dois professores da escola, abordando tanto o uso desses materiais quanto metodologias ativas que favoreçam a aprendizagem significativa. Na terceira etapa, serão ministradas aulas-piloto, precedidas por um teste diagnóstico para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos. Após as aulas, uma nova avaliação formativa será aplicada para analisar a evolução do aprendizado dos estudantes. Os resultados serão analisados a fim de averiguar a eficácia das estratégias adotadas e propor reflexões sobre o ensino de Física em contextos de escassez de recursos. A base teórica desse trabalho está alinhada às concepções de Paulo Freire (2000) sobre a formação de professores, destacando que a docência deve ser um processo reflexivo e crítico, no qual o professor, mesmo diante da escassez de recursos, deve atuar de forma criativa para proporcionar uma educação significativa. Também está fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (2002), que enfatiza a importância da interação entre os novos conhecimentos e os subsunçores já existentes na estrutura cognitiva dos estudantes, tornando o aprendizado mais efetivo e duradouro. Espera-se que a pesquisa contribua para ampliar a autonomia dos professores na construção de experimentos e promova um ensino mais dinâmico e acessível, favorecendo o engajamento e a compreensão dos estudantes. Conclui-se que o uso de materiais alternativos pode ser uma estratégia viável para minimizar os impactos da falta de laboratórios e fomentar práticas pedagógicas inovadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9572_TB4371_30102025173255.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA DA COSTA SOUSA" "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milenaatmosfera@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }