Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE ZOOLOGIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Zoologia visa promover o estudo e a compreensão da vida animal em sua multiplicidade de histórias de vida, formas, adaptações e hábitos. Compreender os animais em suas diferentes expressões biológicas e ecológicas é fundamental para fomentar ações de conservação, reconhecer sua importância nos ecossistemas e reforçar a percepção do ser humano como parte integrante da biodiversidade do planeta. Contudo, o ensino dessa disciplina ainda enfrenta desafios significativos, especialmente devido à presença de conceitos abstratos, termos técnicos e à persistência de abordagens pedagógicas tradicionalistas, centradas na transmissão unidirecional de conteúdo. Diante desse cenário, torna-se necessário explorar metodologias alternativas que favoreçam a aprendizagem significativa, entre elas, o uso de jogos didáticos. Tais recursos lúdico-pedagógicos têm se mostrado propostas adequadas na superação das barreiras do ensino convencional, ao integrar o conhecimento zoológico com estratégias mais interativas e atrativas aos estudantes. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a aplicação de jogos didáticos no ensino de Zoologia. Para tanto, foram analisados os anais dos congressos CONEDU e CONAPESC, entre os anos de 2019 a 2024, utilizando-se os descritores: “jogo didático”, “lúdico em Zoologia” e “jogos e Zoologia”. Para a análise, o estudo direcionou aos tipos de jogos trabalhados, os conteúdos abordados e os benefícios observados no processo de ensino-aprendizagem. No total, foram examinados 11 trabalhos, nos quais os jogos de tabuleiro, bingo e jogos de memória se destacaram, sobretudo com conteúdos voltados aos vertebrados. Os principais impactos observados incluíram a melhoria na assimilação dos conteúdos, aumento da motivação e intensificação da socialização entre os estudantes. Assim, conclui-se que os jogos didáticos representam ferramentas pedagógicas relevantes e promissoras para o ensino de Zoologia, favorecendo uma aprendizagem mais significativa, dinâmica e contextualizada.

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