Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO CONTAR AO APRENDER: UM OLHAR SOBRE MOMENTOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126911
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4748
    "inscrito_id" => 3809
    "titulo" => "DO CONTAR AO APRENDER: UM OLHAR SOBRE MOMENTOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Ao compreender a literatura infantil como fonte rica de aprendizados, que permite às crianças vivenciarem diversas experiências, além de estimular o desenvolvimento da linguagem e da comunicação, contribuindo para a formação do futuro leitor. Neste viés esta pesquisa, enquanto recorte de estudo realizado pelas autoras, tem como objetivo mapear práticas de contação de histórias na Educação Infantil, refletindo a importância para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica (Gil, 2002) e análise documental dos planejamentos pedagógicos e dos relatórios de estágio supervisionado junto ao Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Piauí – UFPI voltados a turmas de Educação Infantil em escolas da rede municipal da cidade de Picos-PI. Após tratamento dos dados coletados, serão com base na teoria de análise de conteúdo de Bardin (2010). Como referencial teórico, este estudo apoia-se na legislação educacional vigente, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Brasil, 1996), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI (Brasil, 2009), Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2017), e em autores referência como: Ostetto (2012); Abramovich (1997), Cademartori (2010), Cosson (2009), Corsino (2015), Castelini (2021; 2024), Pimenta (1996); Rosa e Felipe (2021), Xavier (2023) entre outros. Possíveis resultados indicam que, embora a contação de histórias seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento integral da criança, sua aplicação ainda é restrita em algumas escolas, devido a diferentes fatores como a falta de formação específica dos professores, ausência de planejamento intencional e até mesmo falta de materiais adequados. Por meio dos relatórios de estágio, observa-se práticas que envolvem contação de histórias e aplicação de projetos de intervenção com foco na literatura infantil, contribuindo na formação de futuros profissionais da Educação e no contato das crianças com diferentes recursos literários. Neste viés, este estudo reforça a importância de práticas de contação de histórias e de valorização da literatura infantil na construção de um ambiente educativo mais dinâmico e significativo para as crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3809_TB4748_30102025184232.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESA DA CONCEIÇÃO BARROS"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESA"
    "autor_email" => "andresabarros1414@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126911
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4748
    "inscrito_id" => 3809
    "titulo" => "DO CONTAR AO APRENDER: UM OLHAR SOBRE MOMENTOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Ao compreender a literatura infantil como fonte rica de aprendizados, que permite às crianças vivenciarem diversas experiências, além de estimular o desenvolvimento da linguagem e da comunicação, contribuindo para a formação do futuro leitor. Neste viés esta pesquisa, enquanto recorte de estudo realizado pelas autoras, tem como objetivo mapear práticas de contação de histórias na Educação Infantil, refletindo a importância para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica (Gil, 2002) e análise documental dos planejamentos pedagógicos e dos relatórios de estágio supervisionado junto ao Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Piauí – UFPI voltados a turmas de Educação Infantil em escolas da rede municipal da cidade de Picos-PI. Após tratamento dos dados coletados, serão com base na teoria de análise de conteúdo de Bardin (2010). Como referencial teórico, este estudo apoia-se na legislação educacional vigente, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Brasil, 1996), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI (Brasil, 2009), Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2017), e em autores referência como: Ostetto (2012); Abramovich (1997), Cademartori (2010), Cosson (2009), Corsino (2015), Castelini (2021; 2024), Pimenta (1996); Rosa e Felipe (2021), Xavier (2023) entre outros. Possíveis resultados indicam que, embora a contação de histórias seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento integral da criança, sua aplicação ainda é restrita em algumas escolas, devido a diferentes fatores como a falta de formação específica dos professores, ausência de planejamento intencional e até mesmo falta de materiais adequados. Por meio dos relatórios de estágio, observa-se práticas que envolvem contação de histórias e aplicação de projetos de intervenção com foco na literatura infantil, contribuindo na formação de futuros profissionais da Educação e no contato das crianças com diferentes recursos literários. Neste viés, este estudo reforça a importância de práticas de contação de histórias e de valorização da literatura infantil na construção de um ambiente educativo mais dinâmico e significativo para as crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3809_TB4748_30102025184232.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESA DA CONCEIÇÃO BARROS"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESA"
    "autor_email" => "andresabarros1414@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ao compreender a literatura infantil como fonte rica de aprendizados, que permite às crianças vivenciarem diversas experiências, além de estimular o desenvolvimento da linguagem e da comunicação, contribuindo para a formação do futuro leitor. Neste viés esta pesquisa, enquanto recorte de estudo realizado pelas autoras, tem como objetivo mapear práticas de contação de histórias na Educação Infantil, refletindo a importância para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica (Gil, 2002) e análise documental dos planejamentos pedagógicos e dos relatórios de estágio supervisionado junto ao Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Piauí – UFPI voltados a turmas de Educação Infantil em escolas da rede municipal da cidade de Picos-PI. Após tratamento dos dados coletados, serão com base na teoria de análise de conteúdo de Bardin (2010). Como referencial teórico, este estudo apoia-se na legislação educacional vigente, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Brasil, 1996), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI (Brasil, 2009), Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2017), e em autores referência como: Ostetto (2012); Abramovich (1997), Cademartori (2010), Cosson (2009), Corsino (2015), Castelini (2021; 2024), Pimenta (1996); Rosa e Felipe (2021), Xavier (2023) entre outros. Possíveis resultados indicam que, embora a contação de histórias seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento integral da criança, sua aplicação ainda é restrita em algumas escolas, devido a diferentes fatores como a falta de formação específica dos professores, ausência de planejamento intencional e até mesmo falta de materiais adequados. Por meio dos relatórios de estágio, observa-se práticas que envolvem contação de histórias e aplicação de projetos de intervenção com foco na literatura infantil, contribuindo na formação de futuros profissionais da Educação e no contato das crianças com diferentes recursos literários. Neste viés, este estudo reforça a importância de práticas de contação de histórias e de valorização da literatura infantil na construção de um ambiente educativo mais dinâmico e significativo para as crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.