DO CONTAR AO APRENDER: UM OLHAR SOBRE MOMENTOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126911 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4748 "inscrito_id" => 3809 "titulo" => "DO CONTAR AO APRENDER: UM OLHAR SOBRE MOMENTOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Ao compreender a literatura infantil como fonte rica de aprendizados, que permite às crianças vivenciarem diversas experiências, além de estimular o desenvolvimento da linguagem e da comunicação, contribuindo para a formação do futuro leitor. Neste viés esta pesquisa, enquanto recorte de estudo realizado pelas autoras, tem como objetivo mapear práticas de contação de histórias na Educação Infantil, refletindo a importância para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica (Gil, 2002) e análise documental dos planejamentos pedagógicos e dos relatórios de estágio supervisionado junto ao Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Piauí – UFPI voltados a turmas de Educação Infantil em escolas da rede municipal da cidade de Picos-PI. Após tratamento dos dados coletados, serão com base na teoria de análise de conteúdo de Bardin (2010). Como referencial teórico, este estudo apoia-se na legislação educacional vigente, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Brasil, 1996), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI (Brasil, 2009), Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2017), e em autores referência como: Ostetto (2012); Abramovich (1997), Cademartori (2010), Cosson (2009), Corsino (2015), Castelini (2021; 2024), Pimenta (1996); Rosa e Felipe (2021), Xavier (2023) entre outros. Possíveis resultados indicam que, embora a contação de histórias seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento integral da criança, sua aplicação ainda é restrita em algumas escolas, devido a diferentes fatores como a falta de formação específica dos professores, ausência de planejamento intencional e até mesmo falta de materiais adequados. Por meio dos relatórios de estágio, observa-se práticas que envolvem contação de histórias e aplicação de projetos de intervenção com foco na literatura infantil, contribuindo na formação de futuros profissionais da Educação e no contato das crianças com diferentes recursos literários. Neste viés, este estudo reforça a importância de práticas de contação de histórias e de valorização da literatura infantil na construção de um ambiente educativo mais dinâmico e significativo para as crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3809_TB4748_30102025184232.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESA DA CONCEIÇÃO BARROS" "autor_nome_curto" => "ANDRESA" "autor_email" => "andresabarros1414@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126911 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4748 "inscrito_id" => 3809 "titulo" => "DO CONTAR AO APRENDER: UM OLHAR SOBRE MOMENTOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Ao compreender a literatura infantil como fonte rica de aprendizados, que permite às crianças vivenciarem diversas experiências, além de estimular o desenvolvimento da linguagem e da comunicação, contribuindo para a formação do futuro leitor. Neste viés esta pesquisa, enquanto recorte de estudo realizado pelas autoras, tem como objetivo mapear práticas de contação de histórias na Educação Infantil, refletindo a importância para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica (Gil, 2002) e análise documental dos planejamentos pedagógicos e dos relatórios de estágio supervisionado junto ao Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Piauí – UFPI voltados a turmas de Educação Infantil em escolas da rede municipal da cidade de Picos-PI. Após tratamento dos dados coletados, serão com base na teoria de análise de conteúdo de Bardin (2010). Como referencial teórico, este estudo apoia-se na legislação educacional vigente, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Brasil, 1996), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI (Brasil, 2009), Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2017), e em autores referência como: Ostetto (2012); Abramovich (1997), Cademartori (2010), Cosson (2009), Corsino (2015), Castelini (2021; 2024), Pimenta (1996); Rosa e Felipe (2021), Xavier (2023) entre outros. Possíveis resultados indicam que, embora a contação de histórias seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento integral da criança, sua aplicação ainda é restrita em algumas escolas, devido a diferentes fatores como a falta de formação específica dos professores, ausência de planejamento intencional e até mesmo falta de materiais adequados. Por meio dos relatórios de estágio, observa-se práticas que envolvem contação de histórias e aplicação de projetos de intervenção com foco na literatura infantil, contribuindo na formação de futuros profissionais da Educação e no contato das crianças com diferentes recursos literários. Neste viés, este estudo reforça a importância de práticas de contação de histórias e de valorização da literatura infantil na construção de um ambiente educativo mais dinâmico e significativo para as crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3809_TB4748_30102025184232.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESA DA CONCEIÇÃO BARROS" "autor_nome_curto" => "ANDRESA" "autor_email" => "andresabarros1414@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }