Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERGUNTAS DE UMA EQUIPE LETRADA: CONTRIBUIÇÕES DE BERTOLD BRECHT E PAULO FREIRE PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM LUGARES DE MEMÓRIA RELACIONADOS AO PASSADO DITATORIAL BRASILEIRO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Visando contribuir para a formação inicial e continuada de profissionais da educação que atuam ou desejam atuar em lugares de memória relacionados ao passado ditatorial brasileiro, partimos das reflexões apresentadas pelo dramaturgo e poeta alemão Bertold Brecht, no poema Perguntas de um operário letrado, acerca da necessidade de propormos questões ao analisarmos a realidade, percebendo assim, a importância do questionamento para o desenvolvimento de ações educativas nesses espaços. Para tanto, consideramos ser essencial o embasamento numa pedagogia problematizadora, tomando-a como conceito orientador para a realização do trabalho educativo, tarefa na qual identificamos as concepções expostas pelo educador brasileiro Paulo Freire, no livro Extensão ou comunicação?, como elementos que nos auxiliam na formação de uma equipe de ação educativa consciente de seu papel formador e da validade de se estabelecer o diálogo junto ao público visitante, levantando, conjuntamente, perguntas sobre os temas tratados nas atividades em que atua. Apontamos com nosso estudo que, com inspiração em Brecht e Freire, os conteúdos trabalhados pelas equipes de ação educativa em lugares de memória relacionados ao passado ditatorial brasileiro (sujeito A, ativo) devem ser pensados na perspectiva da defesa dos Direitos Humanos e dentro das possibilidades de ação dialógica junto ao público visitante (sujeito B, ativo). Concluímos que os saberes contidos nas atividades que essas equipes realizam não podem ser estendidos ao público, pois a extensão não confere sentido ao conteúdo, que, deve sim, ser dialogado, tendo em vista o diálogo como prática que confere sentido ao aprendizado, contribuindo dessa maneira com a formação de profissionais da educação que se preocupam com a constituição de uma sociedade e também de personalidades democráticas.

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