Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM: ORIENTAÇÕES PARA GARANTIA DO DIREITO DE APRENDER NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo propõe uma compreensão da importância das práticas curriculares voltadas para recomposição da aprendizagem na educação contemporânea com foco na modalidade de Ensino Médio Integral do estado do Rio Grande do Norte. Buscando a partir da análise documental de textos políticos nacionais e estaduais: Brasil (2024), Rio Grande do Norte (2018, 2020,2021, 2024, 2025), identificar orientações que apoiem as redes públicas de ensino para garantia do direito de aprender, por meio da leitura compreensiva e análise dos documentos políticos, normativos, pedagógicos e curriculares, acerca do tema da pesquisa com Lüdke e André (2006), fundamentando-se em Santos (2022), Zabala (1998), Luckesi (1998). Destacando que desde a pandemia da COVID-19, os desafios para garantia das aprendizagens se evidenciaram de maneira explicita, e é preciso pensar praticar ações didáticas para a promoção de uma prática da/ para liberdade (Freire, 2011). Nesse sentido identificamos que as políticas precisam para além de ser pensadas/praticadas, serem efetivas, contextuais e contínuas em um percurso que contribua garantir aos/as estudantes uma efetiva aprendizagem.

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