AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS NA SALA DE AULA: CONCEITOS, HABILIDADES E PERSPECTIVAS PARA FOMENTAR A APRENDIZAGEM.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126928 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4787 "inscrito_id" => 12572 "titulo" => "AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS NA SALA DE AULA: CONCEITOS, HABILIDADES E PERSPECTIVAS PARA FOMENTAR A APRENDIZAGEM." "resumo" => "Esta pesquisa visa investigar, classificar, implementar e avaliar ações didáticas utilizando as múltiplas inteligências como método para aprimorar a aprendizagem. Nota-se que somente a inteligência lógico -matemática e a linguística são tidas como referência no contexto escolar, a pesquisa justifica-se tendo em vista o uso de tecnologias educacionais para fomentar a aprendizagem, as habilidades cognitivas dos alunos, a escassez de métodos didáticos que utilizem cada tipo de inteligência em sala de aula, assim como a necessidade de inovar, dinamizar e melhorar a didática utilizando as múltiplas inteligências. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi compreender quais habilidades ou inteligências os discentes sinalizam como a maneira mais propícia para a aquisição de conhecimentos; classificar e utilizar diferentes modos de ensinar considerando cada tipo de inteligência nas atividades em sala; além de averiguar quais inteligências mostraram-se mais eficazes com os estudantes. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho qualitativo no campo da didática e currículo. Para compreender a teoria e as ações com as múltiplas inteligências foram considerados os autores: Gardner (1995), Smole (1999), Campbell (2004), Antunes (2014) e Rizzatti (2020); em seguida foi aplicado um questionário com 200 discentes do Ensino Médio para identificar com quais inteligências eles se alinharam, qual a melhor forma de aprendizagem e quais habilidades precisam ser reforçadas em sala de aula; sabendo da existência de várias inteligências e após identificá-las foram utilizadas diferentes atividades considerando cada tipo de inteligência; por meio das ações com as múltiplas inteligências foi possível classificar quais habilidades se destacaram no meio discente, havendo equidade na didática em sala de aula fomentando a aquisição de conhecimentos por diferentes perspectivas de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12572_TB4787_10112025235251.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDER VASCONCELOS MARINHO" "autor_nome_curto" => "EDER Marinho" "autor_email" => "eder.marinho@prof.am.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126928 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4787 "inscrito_id" => 12572 "titulo" => "AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS NA SALA DE AULA: CONCEITOS, HABILIDADES E PERSPECTIVAS PARA FOMENTAR A APRENDIZAGEM." "resumo" => "Esta pesquisa visa investigar, classificar, implementar e avaliar ações didáticas utilizando as múltiplas inteligências como método para aprimorar a aprendizagem. Nota-se que somente a inteligência lógico -matemática e a linguística são tidas como referência no contexto escolar, a pesquisa justifica-se tendo em vista o uso de tecnologias educacionais para fomentar a aprendizagem, as habilidades cognitivas dos alunos, a escassez de métodos didáticos que utilizem cada tipo de inteligência em sala de aula, assim como a necessidade de inovar, dinamizar e melhorar a didática utilizando as múltiplas inteligências. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi compreender quais habilidades ou inteligências os discentes sinalizam como a maneira mais propícia para a aquisição de conhecimentos; classificar e utilizar diferentes modos de ensinar considerando cada tipo de inteligência nas atividades em sala; além de averiguar quais inteligências mostraram-se mais eficazes com os estudantes. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho qualitativo no campo da didática e currículo. Para compreender a teoria e as ações com as múltiplas inteligências foram considerados os autores: Gardner (1995), Smole (1999), Campbell (2004), Antunes (2014) e Rizzatti (2020); em seguida foi aplicado um questionário com 200 discentes do Ensino Médio para identificar com quais inteligências eles se alinharam, qual a melhor forma de aprendizagem e quais habilidades precisam ser reforçadas em sala de aula; sabendo da existência de várias inteligências e após identificá-las foram utilizadas diferentes atividades considerando cada tipo de inteligência; por meio das ações com as múltiplas inteligências foi possível classificar quais habilidades se destacaram no meio discente, havendo equidade na didática em sala de aula fomentando a aquisição de conhecimentos por diferentes perspectivas de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12572_TB4787_10112025235251.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDER VASCONCELOS MARINHO" "autor_nome_curto" => "EDER Marinho" "autor_email" => "eder.marinho@prof.am.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }