Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGIAS PARA VENCER INIMIGOS: POR UMA REINTEGRAÇÃO INSURGENTE DO SUJEITO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Inspirado em Pedagogia do Oprimido (1968), este estudo parte da concepção de Paulo Freire ao propor uma educação crítica que, no contexto atual, tem sido relida à luz do apagamento cultural imposto por políticas extremistas recentes. A obra freiriana continua essencial para repensar processos formativos voltados à raça, classe, gênero, sexualidades e pessoas com deficiências cujas existências confrontam a normatividade hegemônica. A partir de Freire e de autores das pedagogias decoloniais, esta pesquisa se debruça sobre a desconstrução de binarismos e a crítica ao Estado e ao capital, estes como dispositivos reguladores da vida. Buscou-se compreender as práticas pedagógicas como formas de resistência, investigando caminhos possíveis para uma educação mais humanística, plural e inclusiva. Além de Freire, este estudo dialogou com pensadores como: Catherine Walsh (2015), Guacira Louro (2019), Gersem Baniwa (2006), Luiz Rufino (2019), Teresa Mantoan (2015), Muniz Sodré (1983), Paul Preciado (2020) que aprofundam debates sobre currículo, subjetividades e politização da vida. As linguagens e a crítica cultural ocupam um lugar central na análise, orientando a construção de pedagogias que desafiem a normatividade e contribuam para fortalecer experiências educativas epistemicamente excluídas. Com isso, o problema do objeto e a metodologia se amparam em tratar a pedagogia sobre os efeitos de discursos com os seguintes argumentos: a formação do currículo para integrar sujeito e sociedade, as identidades vinculadas às políticas de subjetividades e politização da vida enquanto causa de resistência ao poder que normatiza e desintegra o indivíduo na relação com o social.

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