CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA ENERGIA NUCLEAR: ANÁLISE DO CONHECIMENTO E PENSAMENTO CRÍTICO DE SERVIDORES DE INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM EVENTOS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127057 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5061 "inscrito_id" => 1058 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA ENERGIA NUCLEAR: ANÁLISE DO CONHECIMENTO E PENSAMENTO CRÍTICO DE SERVIDORES DE INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM EVENTOS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "resumo" => "Divulgar temas complexos, como a energia nuclear, nos faz refletir sobre modos de abordagem em eventos de ciência, tecnologia e inovação para que haja compreensão e aceitação. Embora, a energia nuclear esteja presente no dia a dia, como na medicina; na irradiação de alimentos e materiais cirúrgicos; entre outras, ainda desperta temor devido aos acidentes ocorridos. Este trabalho propõe construir estratégias de divulgação científica, através da análise do conhecimento e pensamento crítico de um grupo restrito de pessoas que atuam em eventos das áreas de ciência, tecnologia e inovação. Para atingir o objetivo, a metodologia se baseou em uma investigação quali-quantitativa, através da pesquisa survey, utilizando um questionário. O questionário foi aplicado à expositores de vinte e uma instituições de ciência, tecnologia e inovação, durante a ExpoT&C na 75ª Reunião Anual da SBPC. Como as instituições públicas que atuam nessas áreas têm a responsabilidade de contribuir para a popularização da ciência, o interesse foi pesquisar se, por estarem envolvidos com ciência, tecnologia e inovação, qual o conhecimento e pensamento crítico que têm sobre a energia nuclear para, a partir desta análise, buscar a construção de estratégias de divulgação científica. O questionário compreende duas partes, a primeira sobre o perfil do respondente e a segunda avalia o conhecimento/pensamento crítico, sendo composta de nove perguntas de múltipla escolha, duas de falsa ou verdadeira e três descritivas, porém, apenas duas descritivas foram analisadas neste trabalho. Foram respondidos cinquenta questionários e a análise das respostas permitiu verificar o grau de conhecimento e pensamento crítico sobre as aplicações benéficas da energia nuclear, permitindo a construção de uma matriz SWOT e definindo os pontos fortes e fracos do tema. No geral, os resultados foram mais positivos do que negativos, sendo possível realizar um diagnóstico e construir estratégias para divulgação científica da energia nuclear nos próximos eventos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1058_TB5061_29102025164756.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA DA FONSECA E SILVA PASTURA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA" "autor_email" => "valeria.pastura@ien.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127057 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5061 "inscrito_id" => 1058 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA ENERGIA NUCLEAR: ANÁLISE DO CONHECIMENTO E PENSAMENTO CRÍTICO DE SERVIDORES DE INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM EVENTOS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "resumo" => "Divulgar temas complexos, como a energia nuclear, nos faz refletir sobre modos de abordagem em eventos de ciência, tecnologia e inovação para que haja compreensão e aceitação. Embora, a energia nuclear esteja presente no dia a dia, como na medicina; na irradiação de alimentos e materiais cirúrgicos; entre outras, ainda desperta temor devido aos acidentes ocorridos. Este trabalho propõe construir estratégias de divulgação científica, através da análise do conhecimento e pensamento crítico de um grupo restrito de pessoas que atuam em eventos das áreas de ciência, tecnologia e inovação. Para atingir o objetivo, a metodologia se baseou em uma investigação quali-quantitativa, através da pesquisa survey, utilizando um questionário. O questionário foi aplicado à expositores de vinte e uma instituições de ciência, tecnologia e inovação, durante a ExpoT&C na 75ª Reunião Anual da SBPC. Como as instituições públicas que atuam nessas áreas têm a responsabilidade de contribuir para a popularização da ciência, o interesse foi pesquisar se, por estarem envolvidos com ciência, tecnologia e inovação, qual o conhecimento e pensamento crítico que têm sobre a energia nuclear para, a partir desta análise, buscar a construção de estratégias de divulgação científica. O questionário compreende duas partes, a primeira sobre o perfil do respondente e a segunda avalia o conhecimento/pensamento crítico, sendo composta de nove perguntas de múltipla escolha, duas de falsa ou verdadeira e três descritivas, porém, apenas duas descritivas foram analisadas neste trabalho. Foram respondidos cinquenta questionários e a análise das respostas permitiu verificar o grau de conhecimento e pensamento crítico sobre as aplicações benéficas da energia nuclear, permitindo a construção de uma matriz SWOT e definindo os pontos fortes e fracos do tema. No geral, os resultados foram mais positivos do que negativos, sendo possível realizar um diagnóstico e construir estratégias para divulgação científica da energia nuclear nos próximos eventos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1058_TB5061_29102025164756.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA DA FONSECA E SILVA PASTURA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA" "autor_email" => "valeria.pastura@ien.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }