ALFABETIZAÇÃO EM CRISE: EFEITOS DA PANDEMIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127094 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5134 "inscrito_id" => 13226 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO EM CRISE: EFEITOS DA PANDEMIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente o estado de emergência em saúde pública devido ao surto de COVID-19. Essa condição permaneceu vigente até maio de 2023, quando a pandemia deixou de ser considerada uma emergência global. Durante esse período, uma das medidas mais drásticas adotadas para conter a propagação do vírus foi o fechamento em massa das instituições de ensino. Com o encerramento das atividades presenciais, tornou-se necessária uma rápida transformação da realidade educacional. O modelo tradicional de ensino presencial teve de ser substituído, quase que repentinamente, pelo ensino remoto mediado por tecnologias digitais. Essa mudança abrupta gerou inúmeros desafios, tanto para docentes quanto para estudantes. Muitos professores não estavam preparados para atuar em ambientes virtuais, e grande parte dos alunos não dispunha de acesso adequado aos recursos tecnológicos exigidos, como dispositivos eletrônicos e conexão à internet. Apesar dos esforços de adaptação e da reinvenção da prática pedagógica por meio do uso da tecnologia, os efeitos desse período foram significativos. Uma das consequências mais evidentes foi o surgimento de lacunas importantes no processo de alfabetização, especialmente no desenvolvimento da leitura e da escrita. Tais defasagens impactaram diretamente a construção do conhecimento nas diversas áreas, incluindo o Ensino de Ciências. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo, a partir das experiências vivenciadas pelas discentes durante o Estágio Supervisionado em Ciências e com base em revisão de literatura, compreender as principais consequências do período pandêmico na alfabetização dos alunos da Educação Básica. A partir de um estudo aprofundado sobre o contexto atual do ensino de Ciências no período pós-pandemia, foi possível identificar a necessidade de os professores compreenderem mais profundamente a realidade de seus alunos, buscando estratégias que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem diante das dificuldades de leitura e compreensão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13226_TB5134_30102025104308.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA LÍVIA BEZERRA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LAURA" "autor_email" => "lauraliviabezerrademedeiros@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127094 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5134 "inscrito_id" => 13226 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO EM CRISE: EFEITOS DA PANDEMIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente o estado de emergência em saúde pública devido ao surto de COVID-19. Essa condição permaneceu vigente até maio de 2023, quando a pandemia deixou de ser considerada uma emergência global. Durante esse período, uma das medidas mais drásticas adotadas para conter a propagação do vírus foi o fechamento em massa das instituições de ensino. Com o encerramento das atividades presenciais, tornou-se necessária uma rápida transformação da realidade educacional. O modelo tradicional de ensino presencial teve de ser substituído, quase que repentinamente, pelo ensino remoto mediado por tecnologias digitais. Essa mudança abrupta gerou inúmeros desafios, tanto para docentes quanto para estudantes. Muitos professores não estavam preparados para atuar em ambientes virtuais, e grande parte dos alunos não dispunha de acesso adequado aos recursos tecnológicos exigidos, como dispositivos eletrônicos e conexão à internet. Apesar dos esforços de adaptação e da reinvenção da prática pedagógica por meio do uso da tecnologia, os efeitos desse período foram significativos. Uma das consequências mais evidentes foi o surgimento de lacunas importantes no processo de alfabetização, especialmente no desenvolvimento da leitura e da escrita. Tais defasagens impactaram diretamente a construção do conhecimento nas diversas áreas, incluindo o Ensino de Ciências. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo, a partir das experiências vivenciadas pelas discentes durante o Estágio Supervisionado em Ciências e com base em revisão de literatura, compreender as principais consequências do período pandêmico na alfabetização dos alunos da Educação Básica. A partir de um estudo aprofundado sobre o contexto atual do ensino de Ciências no período pós-pandemia, foi possível identificar a necessidade de os professores compreenderem mais profundamente a realidade de seus alunos, buscando estratégias que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem diante das dificuldades de leitura e compreensão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13226_TB5134_30102025104308.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA LÍVIA BEZERRA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LAURA" "autor_email" => "lauraliviabezerrademedeiros@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }