Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS DIGITAIS: A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA LÚDICA DE ENSINO E DISSEMINAÇÃO DE SABERES CULTURAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investiga as temáticas que podem ser exploradas nos jogos digitais de forma a promover um aprendizado significativo e engajador. A pesquisa tem por objetivo compreender como as abordagens utilizadas nos jogos digitais podem facilitar o ensino de diferentes conteúdos e competências, refletindo também sobre a banalização desses jogos no contexto educacional. Para isso, foi realizada uma análise detalhada das temáticas presentes no jogo Árida: Backland’s Awakening, um jogo eletrônico que explora aspectos da cultura nordestina e do sertão baiano, com o intuito de entender como ele pode ser utilizado no processo de aprendizagem. A metodologia adotada é um estudo de caso, com base na experiência vivenciada no ambiente de tecnologias de uma escola, a partir do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), no qual o uso de jogos digitais tem sido integrado ao processo pedagógico. A pesquisa envolve a análise do potencial educativo do jogo Árida, explorando suas temáticas que abordam o contexto histórico e geográfico da região, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e culturais dos educandos, principalmente ao se tratar de uma ferramenta que valoriza a identidade local e desperta um olhar mais sensível das crianças para o bioma da caatinga. Os principais resultados indicam que os jogos digitais, em geral, podem ser empregados para engajar os estudantes e promover aprendizagens significativas, sem cair na superficialidade ou banalização que muitas vezes caracteriza o uso indiscriminado de tecnologias educacionais. Com este estudo, espera-se contribuir para a compreensão do papel dos jogos digitais na educação, demonstrando suas possibilidades e desafios ao serem utilizados como ferramentas pedagógicas em contextos diversos.

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