REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO: METODOLOGIAS ATIVAS E SOFT SKILLS NA FORMAÇÃO DE JOVENS PELA ESCOLA AVANTI.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127303 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5583 "inscrito_id" => 11044 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO: METODOLOGIAS ATIVAS E SOFT SKILLS NA FORMAÇÃO DE JOVENS PELA ESCOLA AVANTI." "resumo" => "O avanço da tecnologia e a popularização da internet nas últimas décadas, o EaD se tornou uma alternativa acessível para milhares de estudantes. No entanto, diversos desafios ainda fazem parte do cotidiano de instituições de ensino, especialmente em relação ao engajamento dos alunos em diferentes formatos de ensino remoto. Nesse contexto, o presente artigo se propõe a analisar: De que modo o uso de metodologias ativas e o desenvolvimento de Soft Skills podem facilitar a construção de trilhas de aprendizagem no modelo remoto? Como caso de análise, utilizaremos a experiência da Escola Avanti, uma instituição de ensino vinculada ao Instituto Atlântico, que tem como foco a oferta de formações de tecnologia para jovens do Ensino Médio e Superior através do projeto Capacita Brasil. A análise do desenvolvimento dos cursos ofertados pela instituição evidenciam que o público jovem apresenta dificuldades no engajamento de cursos remotos sem elementos dinâmicos. Diante desse cenário, as metodologias ativas direcionadas pela equipe pedagógica, como o uso da sala de aula invertida, problem-based learning e project-based learning, emergem como estratégias pedagógicas eficazes, colocando o aluno como protagonista e promovendo um aprendizado mais participativo. Além disso, o desenvolvimento de Soft Skills no ambiente de ensino de tecnologia, como comunicação e trabalho em equipe, tem se tornado essencial para a formação profissional nos projetos em questão. A análise dos cursos reforça a necessidade de melhorias e adaptações constantes no processo pedagógico que alinhem inovação tecnológica, interação e formação de competências socioemocionais, garantindo uma experiência educacional mais eficaz para alunos e docentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11044_TB5583_29102025151458.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO GEORGE COSTA TORRES" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "georgetorres222@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127303 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5583 "inscrito_id" => 11044 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO: METODOLOGIAS ATIVAS E SOFT SKILLS NA FORMAÇÃO DE JOVENS PELA ESCOLA AVANTI." "resumo" => "O avanço da tecnologia e a popularização da internet nas últimas décadas, o EaD se tornou uma alternativa acessível para milhares de estudantes. No entanto, diversos desafios ainda fazem parte do cotidiano de instituições de ensino, especialmente em relação ao engajamento dos alunos em diferentes formatos de ensino remoto. Nesse contexto, o presente artigo se propõe a analisar: De que modo o uso de metodologias ativas e o desenvolvimento de Soft Skills podem facilitar a construção de trilhas de aprendizagem no modelo remoto? Como caso de análise, utilizaremos a experiência da Escola Avanti, uma instituição de ensino vinculada ao Instituto Atlântico, que tem como foco a oferta de formações de tecnologia para jovens do Ensino Médio e Superior através do projeto Capacita Brasil. A análise do desenvolvimento dos cursos ofertados pela instituição evidenciam que o público jovem apresenta dificuldades no engajamento de cursos remotos sem elementos dinâmicos. Diante desse cenário, as metodologias ativas direcionadas pela equipe pedagógica, como o uso da sala de aula invertida, problem-based learning e project-based learning, emergem como estratégias pedagógicas eficazes, colocando o aluno como protagonista e promovendo um aprendizado mais participativo. Além disso, o desenvolvimento de Soft Skills no ambiente de ensino de tecnologia, como comunicação e trabalho em equipe, tem se tornado essencial para a formação profissional nos projetos em questão. A análise dos cursos reforça a necessidade de melhorias e adaptações constantes no processo pedagógico que alinhem inovação tecnológica, interação e formação de competências socioemocionais, garantindo uma experiência educacional mais eficaz para alunos e docentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11044_TB5583_29102025151458.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO GEORGE COSTA TORRES" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "georgetorres222@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }