JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID-UFPE
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O foco principal recai sobre o campo educacional, considerando que é na sala de aula que se concentram as principais vivências escolares. Nesse contexto, a pesquisa buscou descrever o processo de criação de brincadeiras e jogos, desenvolvido por alunos do Ensino Fundamental anos finais e pelos bolsistas do Pibid, na Escola de Tempo Integral Arraial Novo do Bom Jesus. Essas práticas estão alinhadas ao Currículo da Prefeitura do Recife, que contempla brincadeiras e jogos como conteúdos da Educação Física, inseridos nas unidades temáticas da área. De acordo com Miranda (2001), a brincadeira envolve o ato de brincar, enquanto o jogo pressupõe regras, ambos contribuem para o desenvolvimento da identidade, autonomia e criatividade. Este relato de experiência se baseia nas aulas realizadas entre os meses de fevereiro a abril, nas quais foram promovidas atividades expositivas e práticas. Foram trabalhadas brincadeiras como pega-pega, queimado e pedra, papel e tesoura. 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