Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID-UFPE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo tem como objetivo relatar experiências vivenciadas no âmbito da formação acadêmica proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), envolvendo bolsistas do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O foco principal recai sobre o campo educacional, considerando que é na sala de aula que se concentram as principais vivências escolares. Nesse contexto, a pesquisa buscou descrever o processo de criação de brincadeiras e jogos, desenvolvido por alunos do Ensino Fundamental anos finais e pelos bolsistas do Pibid, na Escola de Tempo Integral Arraial Novo do Bom Jesus. Essas práticas estão alinhadas ao Currículo da Prefeitura do Recife, que contempla brincadeiras e jogos como conteúdos da Educação Física, inseridos nas unidades temáticas da área. De acordo com Miranda (2001), a brincadeira envolve o ato de brincar, enquanto o jogo pressupõe regras, ambos contribuem para o desenvolvimento da identidade, autonomia e criatividade. Este relato de experiência se baseia nas aulas realizadas entre os meses de fevereiro a abril, nas quais foram promovidas atividades expositivas e práticas. Foram trabalhadas brincadeiras como pega-pega, queimado e pedra, papel e tesoura. Posteriormente, foi proposta aos alunos e aos pibidianos a criação de novas brincadeiras ou jogos, utilizando como base a estrutura: tempo, pessoas, regras, espaço e implemento. Observou-se que o processo de criação partiu, em sua maioria, de vivências anteriores. Os alunos, principalmente, basearam suas criações nos conteúdos apresentados em aula, com destaque para variações do jogo queimado. Já os pibidianos trouxeram contribuições inspiradas em suas vivências acadêmicas e pessoais. Além disso, percebeu-se uma forte presença de elementos culturais: os meninos frequentemente incorporaram aspectos do futebol/futsal, enquanto as meninas demonstraram preferência por brincadeiras relacionadas ao pega-pega.

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